Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Carta do encontro da REJU-Sudeste: "nossas histórias, nossos desejos"

“Nossas histórias, Nossos desejos” foi o tema que uniu a juventude “rejuzeira” de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, na noite do último dia 29 de outubro. Este encontro da REJU-Sudeste aconteceu em São Paulo, no Hotel Dan Inn Planalto, local que ocorria também o Seminário “Fortalecendo Laços: O papel das instituições religiosas na luta contra a AIDS”, promovido por KOINONIA: Presença Ecumênica e Serviço.

Cercados por um clima festeiro e também cheio de muitas emoções e expectativas, 50 jovens de diferentes religiões compartilharam suas experiências e histórias (passadas) com a REJU, adentraram no universo das artes, com poema, dança, músicas, pinturas, permitindo a expressão de um pouco dos seus mais bonitos sonhos e a manifestação de seus desejos de mudanças, de justiça e de paz. Entre as religiões/igrejas confessadas por aqueles/as jovens, estavam: espírita, católica, candomblé, protestantes (luterana, metodista, presbiteriana, batista), pentecostais (assembléia de Deus e outras), anglicana, igreja underground, entre outras, colorindo com mais beleza aquele espaço.

No Encontro também estiveram presentes os representantes do FEBrasil (Fórum Ecumênico Brasil) Dom Maurício Andrade (IEAB), Eliana Rolemberg (Koinonia) e Darli Alves (CLAI), com palavras carinhosas de apoio e incentivo às/aos jovens.

Assim, o Encontro da REJU-Sudeste foi um espaço de encontros e reencontros, de aproximação das diferenças, de olhar nos olhos, de entrelaçar de braços, de partilhar de sonhos e, num misturar de diferentes desejos que se unem pela fé, as mãos foram dadas pela persistência na caminhada da luta pela promoção dos direitos a todas/os.