Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

1ª JECO lança carta Contra a Violência à Juventude do Brasil

21-10-2009
Durante a 1ª Jornada Ecumênica do Cerrado – JECO, realizada na cidade de Hidrolândia, em Goiânia, entre os dias 9 e 11 de outubro, foi lida pela primeira vez a Carta Contra Toda a Violência à Juventude do Brasil (Leia a íntegra da Carta abaixo), uma ação nacional da REJU neste 2º semestre, com contribuição de 15 grupos de juventudes das quatro regiões onde a REJU se faz presente, com narrativas de violências contra jovens e propostas de ações libertadoras.

A 1ª JECO contou com a participação de 80 pessoas, entre jovens e adultos, vindos de igrejas cristãs (com maioria católica) e não cristãs e movimentos e organizações ecumênicas da Região Centro-Oeste.

Durante a jornada foi oficializada a coordenação regional da REJU CO e confirmada a Reverenda Tatiana Ribeiro (Igreja Anglicana/DF) como a facilitadora regional da REJU na Região.

A REJU nacional foi representada pelo Facilitador Nacional, Daniel Evangelista e pelos(as) facilitadores(as) regionais: Cintia Maria (REJU SE), Alberto Rocha (REJU NE), Lourença Santiago (representando REJU Sul) e Daniel Souza (REJU SP).

Durante o encontro foi apresentado o primeiro Portal Ecumênico que tem como ênfase a América Latina e o Caribe, que pretende funcionar como ferramenta essencial para as instituições de pesquisa, organizações ecumênicas, centros de informação e documentação, bibliotecas, pesquisadores, membros de igrejas e estudantes. O Portal Ecumênico é um projeto financiado pela Christian Aid e tem como parceiros: ALC, CEBI, CECA, Centro Martin Luther King Jr, CESE, CESEP, CIPAE, CLAI, CREAS, FASIC, GTME, IEAB, KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço, PROFEC, REJU e UNIPOP.

Para acessar o portal: www.portalecumenico.net