Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

2º encontro de formação ecumênica e política

Perante as graves injustiças sociais e econômicas e de corrupção política, que afetam povos e nações inteiras, cresce a reação indignada de muitíssimas pessoas, oprimidas e humilhadas nos seus direitos fundamentais e torna-se sempre mais ampla e sentida, a necessidade de uma radical renovação pessoal e social, capaz de assegurar justiça, solidariedade, honestidade e transparência nas relações políticas.


No primeiro encontro trabalhou-se o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica “Economia e Vida”, com vários depoimentos de Instituições, Jovens da REJU, Movimentos e Igrejas, refletindo o movimento ecumênico suas ideologias, realidades e avanços.

A seguir, com o Painel, Formação e orientação sobre DHESCA (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais), refletiu-se de maneira criativa, quais são os nossos Direitos, se temos Direitos. Foram apontados pelos grupos as seguintes questões: Direito de Igualdade, Trabalho Digno, Respeito, Protestar, Educação, Lazer, Paz, Alimentação, Votação Saúde, Liberdade de Expressão, Cidadania, Direito à Religião e Moradia.

Encerrando o Encontro, refletiu-se o  Posicionamento Político entre o Eleitor, Candidato e o Partido, onde o grupão foi dividido novamente para uma cochicho sobre “Qual deve ser o nosso posicionamento frente as eleições?” e “O que devemos fazer ou pensar antes de votar?”

Cintia Maria
Facilitadora REJU SE
Coordenadora do PROFEC

formação