Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Ação Nacional da REJU - CineJuventude: Contra Toda Violência à Juventude no Brasil

 Até 30 de setembro (semana nacional da juventude), as REJUS regionais deverão assistir a um filme e enviar as respostas para duas perguntas com relatos reais e propostas de superação da violência contra a juventude brasileira.

     Estas respostas farão parte da Carta Contra Toda a Violência Contra a Violência, a ser divulgada durante a realização da Jornada Ecumênica do Cerrado (JECO), em 11 de outubro.

Durante o Curso de Capacitação de Lideranças da REJU (27-31/07/09, RJ), os(as) participantes propuseram que a Ação Nacional de 2009 da REJU, seja uma experiência de Ação Regional da REJU-SE: o CineJuventude.
   O tema proposto pelos(as) Facilitadores(as) Regionais, para o CineJuventude da REJU é “CONTRA TODA A VIOLÊNCIA À JUVENTUDE NO BRASIL”, tendo a sua culminância dia 11 de outubro de 2009, com a leitura da carta “Contra toda a violência à juventude no Brasil”, fruto das reflexões das juventudes da REJU, na Jornada Ecumênica do Cerrado ( JECO ), em Goiânia, GO, em 11 de outubro. No dia 12 de outubro, a carta será divulgada em todas as mídias.
Durante a Semana Nacional da Juventude (23 a 30/09/09), grupos de jovens na regiões assistiram a um dos seguintes filmes:
- Notícias de Uma Guerra Particular, de João Moreira Salles, 1999
- Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzky, 2000
- Pixote, A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco, 1981
- Quem Quer Ser Milionário, de Dany Boile, 2008
Os grupos deverão refletir e responder a duas perguntas:
a) Que situações de violência contra a juventude o grupo conhece, já presenciou e vivenciou ( com datas, locais, nomes, se possível)?
b) Quais as ações para superar a violência com a qual estamos envolvidos (com descrição)?
As respostas destas perguntas deverão ser enviadas para a REJU Nacional, até 5 de outubro.