Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Acontece o primeiro encontro do Ciclo de palestras sobre ecumenismo e inter-religiosidade

6-05-2013

Iniciou-se nesta terça-feira, dia 30, o ciclo de palestras “Ecumenismo e Inter-religiosidade: visões e debates”. A iniciativa, que é realizada pela Pastoral Universitária Ecumênica (Pasune) e Centro Universitário Univates com o apoio da CNBB Sul III/ Credeir, CONIC-RS e REJU, visa a abordar a trajetória das religiões e crenças existentes, dialogar a respeito da contribuição delas para a sociedade e debater sobre a superação das intolerâncias.

A palestra inicial teve como foco os desafios para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso no século XXI, os quais foram expostos pelo teólogo e mestre em Ciências da Religião, Elton Vinicius Sadao Tada. Segundo ele, o ecumenismo diz respeito àquilo que está dentro do cristianismo, já o diálogo inter-religioso está voltado para o que está fora deste contexto. “O outro também quer dialogar. Mas, será que demos abertura a ele?”, questionou. Tada compartilhou com o público de cerca de 40 pessoas, formado por diferentes setores da comunidade acadêmica, como reitoria, professores e acadêmicos de diversos cursos, e pela comunidade através de educadores de ensino religioso, jovens de diferentes carismas e denominações religiosas e ideológicas, como também pais e demais pessoas interessadas em aprofundar o seu conhecimento no tema. Por meio da conferência de Tada, eles puderam perceber que é possível dispor-se ao desafio de (re) conhecer o outro e dialogar sobre suas diferenças e contribuir com vista ao bem-estar social e superação das intolerâncias. Entre os percalços estão os fundamentalismos existentes na sociedade, sensações de pertença política, econômica e intelectual.

Para o mestre em Ciências da Religião, essas barreiras são superadas a partir do momento em que as pessoas passam a buscar o caminho da alteridade, ou seja, que interajam e se coloquem no lugar do próximo. “É necessário conhecer a cultura do outro, e conhecendo, é necessário respeitar. Porque o respeito ao outro é o respeito a si próprio. Que não julguemos tanto assim. Ser o outro não é nada diferente do que ser a si próprio”, destaca Tada. Na abertura da palestra, o vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Carlos Cyrne, explicou que o desejo de abordar a questão da inter-religiosidade na instituição já existia, mas somente agora foi possível por meio da parceria com a Pasune. “Nós temos que fazer as pessoas enxergarem que nem tudo é ciência, que há espaço para transcendência”, considera Cyrne.

A coordenadora da Pasune, Edoarda Scherer, esclareceu sobre a atuação da pastoral junto às problemáticas atuais e disse que o ciclo de palestras foi desenvolvido visando a atingir toda a comunidade do Vale do Taquari. Igreja Católica será abordada dia 28 A próxima palestra vai ocorrer no próximo dia 28 e terá como tema "Igreja Católica Apostólica Romana", sendo que será abordada a partir de seu contexto histórico, sua contribuição social e desafios frente à superação das intolerâncias religiosas. Abordarão o assunto o padre Eduardo Haas e o seminarista Gabriel Bagatini. A programação completa e mais informações estão disponíveis no site www.univates.br/debate-ecumenico.

Camila Pires

Acontece o primeiro encontro do Ciclo de palestras sobre ecumenismo e inter-religiosidade