Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Ampliando redes: parcerias entre REJU e FUMEC

A reunião teve como objetivo buscar a ampliação de articulações da Federação Universal de Movimentos Estudantis Cristãos (FUMEC) no país e, também, a ampliação de mobilizações da Rede Ecumênica de Juventude (REJU) com outros países da América Latina.

 Historicamente importante para a formação ecumênica de jovens ao redor do mundo, a FUMEC recupera território em vários países da América Latina desde a chegada do novo secretário regional, Marcelo Leites, do Uruguai. A REJU, por sua vez, vem ampliando sua incidência no país e vendo as regionais se fortalecerem com a chegada de mais jovens.

Um dos encaminhamentos mais marcantes da reunião foi a decisão de tornar a Pastoral Universitária Ecumênica da REJU (PASUNE) o braço oficial de articulação da FUMEC no país, com o objetivo de alargar os trabalhos do movimento de estudantes cristãos.
 
REJU e FUMEC também comprometeram-se a unir esforços, com o apoio do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI) e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) na organização da participação da juventude ecumênica do Brasil e da América Latina rumo à Rio +20, tendo como horizonte a realização de uma conferência juvenil no marco da Conferência dos Povos.
 
Não é a primeira vez que REJU e FUMEC dialogam. O encontro de São Leopoldo retomou as conversas iniciadas ao longo da 4ª Jornada Ecumênica, realizada em novembro de 2010, em Itaici, São Paulo. “A intenção é procurar uma integração mais visível de nossa ‘Afro-ameríndia’, com o fortalecimento, a ampliação de redes e trabalhos comuns na construção de uma casa realmente habitável para todos”, disse o Facilitador Nacional da REJU, Daniel Souza.

fumec