Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Caminhada da REJU dois anos depois - 30/09/09

5-10-2009

Queridas amigas e amigos!

Como vão?
A REJU está caminhando bem, graças a Deus!
Para que a gente tenha alguma idéia, vale a pena descrever algumas ações que tem acontecido.
1. SOBRE AS JORNADAS ECUMÊNICAS DE JUVENTUDE (ou com a JUVENTUDE):
Desde 2007 elas têm acontecido. No ano passado houve em três regiões (Sul, Sudeste e Nordeste). Neste ano ocorrerá a primeira no Centro-Oeste. Elas já articularam diretamente 500 jovens nessas regiões.
2. SOBRE ARTICULAÇÕES REGIONAIS:
Cada uma das quatro regiões tem facilitadores(as). Eles(as) têm se reunido virtualmente, de forma regular, praticamente toda semana, com o facilitador nacional (por meio do MSN). Nessas reuniões registram as ações locais que são realizadas. Informam sobre iniciativas e problemas, etc. Houve algumas reuniões presenciais com facilitadores(as) regionais e colaboradores(as) de coordenação de processos (jovens voluntários/as das regiões). Já houve isso no NE e no SE. Também no Sul isso se encaminha.
3. CONJUVE :
Há um namoro para ingresso da REJU no Conjuve. Falta discussão e articulação para isso.
4. CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010:
A REJU elaborou o subsídio para  a Juventude da CFE 2010 (que tem por tema "Economia e Vida"). Jovens facilitadores(as) regionais participaram do lançamento da CFE no RJ, e de um curso para multiplicadores(as) da CFE, onde produziram e conduziram as liturgias, também no RJ.
5. AÇÃO NACIONAL 2010
Os(as) jovens decidiram realizar um Cinejuventude para articular um documento sobre juventude e violência, em nome da REJU, que deverá ser entregue às autoridades locais, estaduais e nacional. A cada Cinejuventude haverá debate sobre o filme exibido e envio de subsídios para a Carta Contra Toda a Violência à Juventude do Brasil, a ser lançada em 12 de outubro de 2009. Até o momento já foram realizadas dez Cinejuventudes, em quatro regiões do país.
6. CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS
Foi realizado o primeiro curso para capacitação de lideranças da REJU, das quatro regiões, com 38 jovens. Foi em Duque de Caxias, na sede do Profec, e tratou de espiritualidade ecumênica e atuação em favor de direitos por meio de redes.
Bem, essas notícias dão conta de alguns processos que já ocorreram e outros que estão em curso. Nós, da Equipe Interdisciplinar, temos contribuído para isso. Cabe uma palavra de agradecimento a cada um de nós, destacando algumas contribuições especiais: o processo da CFE 2010 teve início com o Thiago Machado; o processo do curso contou com a assessoria do Marcus Vinicius da REDE FALE; o CLAI-Brasil está tratando institucionalmente do processo da continuidade da REJU para além de 2010. Isso tudo é muito bom!
 Abraços!
Jorge Atílio Iuanelli
Assessor de KOINONIA e da Equipe Interdisciplinar da REJU