Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Campanha Jovens pelo Direito de Viver

23-03-2016

O Fórum das Juventudes de Pernambuco - FOJUPE se propõe a ser um espaço aberto, livre, múltiplo e participativo. Um local de encontro das juventudes de Pernambuco, que pretende favorecer a reflexão e o diálogo permanente sobre as diversas questões que dizem respeito às suas realidades. O FOJUPE tem a perspectiva de estimular as juventudes para o exercício propositivo e de controle social das políticas públicas, para tanto, defende o reconhecimento das (os) jovens como sujeitos de direito, considerando suas formas próprias de organização e suas condições sociopolíticas de atuação.

Ao longo dos  sete anos de existência, promoveu diversos momentos de debates, envolvendo diferentes atores da sociedade. Como fruto desse processo, construiu um documento intitulado ‘Plataforma das Juventudes’, através do qual registrou as pautas prioritárias das juventudes, reconhecendo suas especificidades e diversidade. Objetivando ampliar a capilaridade e junto a um conjunto de organizações de apoio1 o FOJUPE tratou de construir condições, a partir de um processo formativo, para que novos coletivos juvenis passassem a compreender o que é o Fórum, e a se comprometer com uma atuação política que o considere como uma instância de representatividade.

Além disso, realizou o processo de forma que sua dinâmica permitisse a experimentação da reflexão e da prática, buscando assim fortalecer as compreensões sobre as Políticas Públicas, sobre a importância da mobilização juvenil e possibilidades de participação. A campanha “Jovens Pelo Direito de Viver” é uma mobilização e incidência política que irá abordar o direito à vida dos jovens em suas mais variadas formas: O direito de viver a sua sexualidade, sua religiosidade, sua negritude, sua fé, sua identidade étnica, sua profissão, sua identidade cultural, sua comunidade, seu território. Portanto, o direito de viver a vida em sua plenitude, como indivíduo, jovem, sujeito de direito.  

Tem como objetivo geral denunciar a violação dos direitos dos jovens e pressionar o poder público para garantir a efetivação das políticas públicas que assegurem a vivência juvenil. Com essa campanha queremos despertar e encorajar as juventudes, para incidirem politicamente na perspectiva da garantia dos seus direitos; Disseminar o Estatuto da Juventude no universo juvenil e sociedade em geral; Fortalecer e visibilizar o FOJUPE como um espaço de mobilização, articulação, e participação política das juventudes. 

 


Tairine F. Pimentel

Facilitadora Regional da Rede Ecumênica de Juventude de Pernambuco

direitos juventudes campanha pernambuco