Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Dia 6 de dezembro: Confira o que rolou no primeiro dia do Encontro Nacional da REJU

11-12-2012

Lucas Correia e Erika Santos

No primeiro dia do Encontro Nacional da Rede Ecumênica da Juventude, que aconteceu entre os dias 06 a 09 de dezembro de 2012, jovens de diferentes denominações religiosas e movimentos sociais se reuniram em São Paulo. O primeiro momento foi guiado por uma mística de reconhecimento dos corpos, saudação do ambiente, onde recordamos as diversas ações, culturas, orações, afetividades e as realidades d@s jovens. 

Num segundo momento, o grupo avaliou a realização das ações da rede a partir do eixo: “O que fizemos como REJU na garantia de diretos da juventude? Como avaliamos essas ações?”, destacando pontos positivos, como a preparação e realização da Caravana da Juventude Ecumênica e articulação e apoio do FEACT no espaço Religião por Direitos, na Cúpula dos Povos, Rio+20; o reconhecimento e articulação em novos espaços (Fórum Ecumênico ACT Brasil; CONIC; FONAJUVES...); a publicação e reflexões sobre a hermenêutica juvenil; a consolidação da Rede Nacional em sua metodologia e jeito de ser REJU; a participação em incidência política por meio de Conselho Nacional de Juventude e Conselhos Municipais de Juventude além da experiência como a participação em fóruns; e a ampliação e fortalecimento das REJUs Regionais. 

Como dificuldades, foram apontadas: o excesso de demandas; a comunicação interna; a dificuldade de capacitação de recursos; e a consolidação de alguns grupos regionais. Por fim, como desafios, a rede sinalizou: o estabelecimento da parceria como um processo; a continuidade do fortalecimento das regionais; a questão de como a participação da REJU nas bases fortalece a atuação da rede no CONJUVE; a definição da participação da REJU nos Conselhos Estaduais e Municipais; a elaboração de materiais (publicações, vídeos, artigos, síntese das experiências...); a otimização das mídias sociais para a mobilização das juventudes; a sustentabilidade Financeira e de Recursos Humanos; a divulgação e articulação com outras Igrejas, outras religiões, instituições ecumênicas e movimentos sociais e a formação de Novas Lideranças.

O dia terminou com o encontro d@s Facilitadores Regionais. Um período de perspectivas, de discussões e sinalização das trajetórias dos núcleos da REJU efetivados pelo Brasil.

Dia 6 de dezembro: Confira o que rolou no primeiro dia do Encontro Nacional da REJU