Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Encontro de Apresentação da REJU em Fortaleza-CE

17-01-2015

Durante o Encontro Nacional da REJU-2014, realizado em Marechal Floriano-ES, Daniel Mariano (REJU-SP) e o facilitador da REJU-PB, Marcos Moraes, tiveram uma ideia para a expansão da REJU no nordeste. A ideia que surgiu foi buscar a criação de uma região facilitada no Ceará. Assim, no dia 17 de Janeiro de 2015, integrantes da REJU-SP, estando de férias no Ceará, realizaram o Encontro de apresentação da REJU em Fortaleza-CE.

Quando chegamos ao local de encontro, o Espaço Cultural Frei Tito de Alencar – conhecido por lá como ESCUTA, foi bonito de ver no bairro do Pici um espaço pensado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes que, além de desenvolver atividades como basquete e jiu-jitsu, também se preocupa em manter vivas as tradições antigas como o Reisado e o Bumba Meu Boi. João Paulo, um dos responsáveis do espaço, nos contou parte da bonita história vivida por ele e muitas outras pessoas antes dele, desde a década de 1980, quando se iniciaram os trabalhos por lá com as Comunidades Eclesiais de Base.

Andamos poucos quilômetros pelas ruas do bairro até chegarmos à comunidade católica onde apresentamos a REJU para as pessoas presentes. Para nossa surpresa lá estava acontecendo outra atividade, que antes acontecia no Escuta, mas por conta da altura do som que incomodara alguns vizinhos, foi transferida para ali, era um belo ensaio de uma bateria.

No encontro conhecemos as pessoas que se interessaram pela REJU e gostariam de entender melhor como ela funciona e de que maneira poderiam contribuir e também permitir que elas nos conhecessem um pouco. Tivemos um momento de mística, seguido de uma dinâmica onde ficou explícito como é o trabalho em rede e quais as lutas assumidas por cada uma das pessoas presentes. Depois deste momento foram feitas conexões entre as lutas de cada pessoa e os eixos temáticos de luta que a REJU assumiu no final de 2014.

Quando pensamos que havia acabado, “nos convidamos” para conhecer a casa de Edvania e João Paulo, afinal, tínhamos que ter a nossa “gandaia” e para nossa surpresa havia bastantes jovens lá. Fizemos uma “vaquinha” e compramos bebidas, pão, ovos, e outros ingredientes para fazer um delicioso ovo mexido. A noite foi curta para as muitas coisas que conversamos, e os muitos sonhos plantados, e como paulistano não tem praia, o jeito foi dar um pulinho na praia e finalizar o começo da REJU-CE num belo banho de mar.

Você pode saber mais sobre o Escuta no site http://blogdoescuta.blogspot.com.br

Texto: Daniel Mariano

reju encontro nordeste ceará