Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Encontro de espiritualidade: Um Encontro regado a reencontros

28-04-2014

João Facundo

Perspectiva que anima o I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora, que ocorrerá de 1 a 4 de maio, em Fortaleza, é a oportunidade de juntar uma parcela significativa das juventudes que fundamentam suas práticas, tanto na sociedade como nas Igrejas, em uma espiritualidade libertadora. A proposta deste encontro nasceu como continuidade das diversas jornadas teológicas que ocorreram por toda América Latina, no ano passado, em comemoração aos 40 anos da Teologia da Libertação e bem como do desejo de manter sempre viva a fé que assume a causa dos pobres como fidelidade a mensagem de Jesus de Nazaré. 

Este grande Encontro está sendo construído em mutirão! Nosso programa baseia-se no chão das juventudes e em suas realidades. Palavras como “reencontro” e “esperança” serão o mote que permearão estes quatro dias. Com mais de trezentas pessoas inscritas e vindas de todos os estados da federação, queremos “reencontrar” nos rostos cheios de cores das juventudes os sonhos, as esperanças e a força para continuar lutando dia a dia em favor da vida do excluídos, realidade que se sustenta na fé do Deus de Jesus: “Tua força não está no número, nem tua autoridade nos violentos, mas tu és o Deus dos humildes, o socorro dos oprimidos, o protetor dos fracos, o abrigo dos abandonados, o salvador dos desesperados (Jd 9,11). De caráter ecumênico, queremos celebrar junto com diversas denominações cristãs e representantes das culturas afro e indígenas, evocando, assim, a união na construção de uma sociedade do bem comum. 

E é nesse espírito de ecumenismo que a cidade de Fortaleza será testemunha de um encontro de gerações. Teólogos e teólogas renomados (as) dialogarão com outros, que ainda jovens, assumem o desafio de viver e refletir temas como: as diversas utopias libertárias, a espiritualidade hoje e a opção pelos pobres. Nomes como: Leonardo Boff, Raquel Rigotto, Frei Betto, Manfredo Oliveira e Romi Bencke estarão conosco nesses quatro dias. Este encontro é, sobretudo, vivencial. Momento em que as opções fundamentais da fé de nossas juventudes, unem-se na organização e no compartilhamento do sonho de fazer brotar uma nova sociedade. 

A fé que move nossos sonhos e que nos fazem dedicar os melhores anos de nossas vidas, são o desejo que não “haverá mais choro nem ranger de dentes” (Mt 22,13) e de que todos possam perceber que nesse mundo há jovens, sobretudo negros, que são diariamente mortos pela violência institucionalizada, pelo desemprego e pela falácia política de “oportunidades iguais”. Nossa juventude “quer viver” e fazer com que a sociedade enxergue que nela há mais estações dolorosas do que àquelas descritas em Mateus 27. Assim sendo, fica o convite: “Me dê a mão, vem! Vamos pra lá!”

João Facundo é secretário executivo do I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora. Estudante de História da Uece e de Teologia da Faculdade Católica de Fortaleza

Encontro de espiritualidade: Um Encontro regado a reencontros