Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Encontro Forum Ecumênico ACT Brasil 2017

21-08-2017

De 14 a 17 de agosto, em Brasília, foi realizado o encontro do Fórum Ecumênico ACT Brasil. Estiveram presentes representantes das instituições e organizações que compõem o Fórum, além da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito.

A REJU foi representada por Felipe Bernado e Naiara (da Facilitação Nacional Colegiada), Tairine Ferreira (GT de transição) e Tatiane Duarte (facilitadora regional de Brasília). Na ocasião a Rede apresentou as questões do processo (RE)pensar, caminhos e possibilidades para REJU, além de um esboço do plano de incidência e comunicação.

O encontro promoveu, também, o seminário “Deus e o diabo na política - Compaixão como desafio profético” com a participação da teóloga feminista Ivone Gebara, Carmem Silva (SOS Corpo) e Ras Andre (teólogo) e contou com a apresentação da pesquisa de Joanildo Burity (Fundação Joaquim Nabuco) sobre os impactos das redes ecumênicas na sociedade.

Além disso, o Fórum discutiu o plano das ações de incidência para 2017-2018. O eixo orientador será “ecumenismo de direitos no contexto de crise na América Latina” tendo como temáticas específicas o genocídio da população negra, povos indígenas e populações tradicionais e direito à água. Como ação direta, a sensibilização de comunidades religiosas para a situação dos imigrantes e refugiados através do projeto “Migrantes e Refugiados - Desafios da Casa Comum”, além da participação no Fórum Alternativo Mundial da Água e no Fórum Social Mundial, ambos em março de 2018.