Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Fórum Pentecostal Latino-Americano e Caribe (FPLC) discute Unidade e Ecumenismo diante dos desafios

3-06-2015

Durante os dias 27 a 29 de maio de 2015, o Centro de Formação Sagrada Família, no Ipiranga, São Paulo, SP, sediou o encontro do Fórum Pentecostal Latino-Americano e Caribe (FPLC). O evento, que contou com participantes de vários estados brasileiros e países da América Latina e Caribe, recebeu também integrantes da Rede Ecumênica da Juventude de São Paulo e do Espírito Santo.

Desde 2011 o Fórum Cristão Global, parceiro do Conselho Mundial de Igrejas, tem fomentado o grupo e promovido aproximações com outros grupos. O objetivo é reunir acadêmicos/as e lideranças ligados/as a igrejas pentecostais e discutir temas atuais em torno da religião e da situação socioeconômica a partir da perspectiva do nosso continente e debaixo do senso de unidade. Representantes do Vaticano (Comissão Internacional para o Diálogo Católico-Pentecostal) e dos EUA (Aliança Batista Mundial) também deram importantes contribuições.

Entres os temas tratados estão as dificuldades institucionais e teológicas para estabelecer diálogos, a superação de conflitos históricos e ações conjuntas. A proposta também gira em torno da contextualização da fé pentecostal diante dos desafios próprios do nosso continente, além da elaboração de um documento (a ser disponibilizado) que propõe novos temas para debate, que não podem perder de vista a situação latino-americana: o papel das igrejas pentecostais na formação política e cidadã, inclusive na perspectiva da juventude; provocar a reflexão sobre as questões de gênero e étnico-raciais; continuidade das proposições em torno da unidade; inserção cada vez mais efetiva em ações afirmativas e políticas públicas; entre outros temas.

Os/as organizadores/as do evento representam suas denominações religiosas e instituições em instâncias de diálogo como o Conselho Mundial de Igrejas, Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), Fórum Pentecostal Global, Rede Latino-americana de Estudos Pentecostais, entre outros. No Brasil as aproximações entre pentecostais e o diálogo ecumênico tem sido um desafio difícil de transpor. Iniciativas como essa representam um avanço significativo para a construção de uma casa comum. As comunicações apresentadas na ocasião foram disponibilizadas em forma de livro, intitulado “Pentecostalismos e unidade”, editado pela Fonte Editorial.

Corresponde: Wallace de Góis Silva. 24 anos, teólogo e mestre em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo, ministro pentecostal, professor de teologia e integra a REJU São Paulo.