Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió/AL, não errou. Ela acertou

Muitos estão questionando a Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, Estado do Alagoas (AL). Mas vejamos: muitas igrejas batistas atropelam coisas mais sérias, como a questão dos dons extraordinários, que já foi decidida na assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB) por uma comissão eleita para discutir o assunto. Existem igrejas que não fazem mais assembleias democráticas, mas reuniões de líderes com o pastor local.

A Igreja Batista do Pinheiro é uma igreja com 46 anos e, desde a década 1980, é influenciada pela Teologia da Libertação e pelas lutas dos mais vulneráveis. A assembleia mostrou a segurança do Pastor (Pr.) Wellington Santos na condução do seu rebanho.

Todos nós, os batistas, sabemos que nossas igrejas são autônomas e devem ser respeitadas e não invadidas pela CBB por uma questão votada.  A Igreja Batista do Pinheiro, em Maceió, não mudou sua forma congregacional. Como define a liderança, tem à frente pastores e diáconos. Ela apenas entendeu, por meio de uma leitura do nosso tempo, a partir da Bíblia, que deve-se aceitar homossexuais em seu meio. 

Lembrando, existem igrejas batistas que têm erros, mas a CBB não está se importando por causa do pastor, que é uma referência. Vejamos um caso: a primeira Igreja Batista em São José dos Campos, Estado de São Paulo, do Pr. Carlito Paes, mudou seu nome para Igreja da Cidade. Onde está compromisso “batista” dessa igreja? Ninguém da CBB vai falar? É por que a igreja dá uma boa grana para a Junta de Missões Nacionais e Mundiais da CBB?

Por essas questões, reitero meu apoio ao Pr. Wellington, sua esposa, Pra. Odja, e suas filhas Alana e Laís. Que essa igreja possa continuar sendo luz, onde ela estiver, por meio das suas congregações e trabalhos. Total admiração pela coragem e ousadia.

Marcos Vinicios Habib Moreira

Professor de Teologia // Membro da Rede Ecumênica da Juventude

Evangélicos pela Justiça // Coletivo Ame a Verdade – Evangélicos Contra Corrupção

Rede FALE // Membro da Primeira Igreja Batista em Teresópolis-RJ

Igreja Batista Teologia da Libertação