Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Juventudes realizam a 1ª reunião de organização da reju norte

Você não tem nenhuma mídia inserida nessa galeria...

A primeira reunião de organização da REJU Norte, aconteceu no dia 15 de janeiro, na Paróquia de Confissão Luterana (PCLB), de Belém/PA, que foi fruto de mobilizações acontecidas ao longo dos dois últimos anos, pelas juventudes de igrejas e organizações nortistas.

Participaram desta reunião, juventudes de igrejas e organizações ecumênicas: IEAB, IECLB, ICAR, IPI, PJ e UNIPOP, num total de 12 participantes.
A programação da reunião constou de um momento de contextualização das ações da REJU, feito por Gilson Dias (UNIPOP), que deu destaque especial à participação das REJUs regionais na 4ª Jornada Ecumênica, realizada de 11 a 15 de novembro de 2010, em Itaici, Indaiatuba, SP.

A construção das ações estratégicas para a REJU-Norte, foi um momento importante para afinar a caminhada das igrejas e organizações presentes. Os(as) participantes foram dividos(as) em grupos de trabalho que pensaram ações nas áreas de: Mobilização, Formação e Comunicação.

No encerramento foi lida a carta de construção coletiva, em que os participantes solicitaram o reconhecimento da REJU—Norte.

 Foi marcada uma segunda reunião, a realizar-se no dia 19 de fevereiro, às 9 horas, na Catedral Anglicana de Santa Maria, onde entre outros assuntos, será escolhido(a) o(a) Facilitador(a) da REJU Norte, a ser aprovado pelo FE Brasil. Provisoriamente, está assumindo esta função do jovem Gilson Dias, da UNIPOP.

Carta de organização da REJU Norte  
“ Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como deu a nós” Atos 15.8

Nós, organizações, movimentos sociais de juventude, igrejas cristãs e o comitê inter-religioso, apresentamos a coordenação nacional da REDE ECUMÊNICA DE JUVENTUDE- REJU, formalmente nosso pedido de inserção da rede da região  norte do Brasil.

No Pará o movimento ecumênico vem desde a década de 70 do século passado, vem se mobilizando e protagonizando lutas históricas no estado, lutas essas que desencadearam a criação do Instituto Universidade Popular- UNIPOP, o conselho Amazônico de Igrejas Cristãs- CAIC, Associação Amazônica de Ciências da Religião- ACER, Comitê inter-religioso de igual forma como as ações fraternas promovidas pelas igrejas em espaços comuns.

Entendemos que a juventude deve ser uma prioridade para a caminhada do movimento ecumênico em nossa região, embalados pelos desafios  da 4º jornada ecumênica de novembro de 2010, foi possível perceber a importância da participação organizada de nossas juventudes.

Dessa forma nossas organizações e igrejas juntas se comprometem incluir em suas agendas, planejamentos e ações estratégicas as atividades da REJU e garantir a PROMOÇÃO E OS DIRETOS DA JUVENTUDE AMAZÔNICA.

Belém, 15 de janeiro de 2011
Comunicação: Gilson Dias, UNIPOP.