Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Nasce a REJU-ES e cresce a REJU sudeste

27-07-2011

A REJU está expandindo suas tendas ecumênicas. Agora a “terra habitada” (oikoumene) espírito-santense foi alcançada pela Rede Ecumênica de Juventude. Este marco aconteceu nos dias 23 e 24 de julho, na cidade de Aracruz. A REJU chega ao Espírito Santo em tempos de lutas estudantis, como presenciamos em Vitória nos últimos meses e a desapropriação de famílias empobrecidas por interesses econômicos de grandes empresas, como aconteceu no bairro Barra do Riacho, em Aracruz.


A primeira reunião da REJU-ES aconteceu nas acomodações do Instituto Omega. Estiveram presentes jovens da Igreja Assembléia de Deus, representantes da Igreja Metodista Wesleyana, de Igrejas Batistas e da Comunidade Espírita.

À tarde, Daniel Souza (facilitador da REJU-SP) e Raquel Catalani (REJU-SP) apresentaram as propostas e princípios que conduzem as ações da Rede.  À noite, os dois jovens expuseram, numa mesa de discussões moderada por Kenner Terra, palestras com o tema “Educação e Intolerâncias”. Nestes momentos de partilha, as juventudes presentes confessaram como a REJU abriu-lhes um novo caminho de militância, movida pela mística e fé.

O grupo, depois de algumas conversas, apresentou duas prioridades para o semestre:
A) Mobilização da juventude aracruzense para instauração do Conselho Municipal de Juventude e
B) a realização da Conferência Municipal de Juventude.

Para o próximo encontro da REJU-ES, já existe uma pauta:
1. apontamentos sobre políticas públicas e a importância de um conselho municipal de juventude;
2. articulação e distribuição de funções para a campanha rumo ao conselho e a conferência.

Como encerramento deste momento inicial em Aracruz, as juventudes fraternalmente se reuniram para continuar as conversas sobre a Rede, de maneira motivada planejaram articulações, criaram sonhos e comeram em partilha. No fim, ficou a sensação de que a semente semeada está ávida por germinar...
reju sudeste reju-es

Nenhum comentário..

Leave a reply

Your email address will not be published.