Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Nota de pesar: falecimento de Pedro Higuchi

Pedro Henrique Higuchi
16.03.1993 – 21.10.2012

A REJU comunica, com pesar, o falecimento do companheiro de luta pelos direitos juvenis: Pedro Henrique Higuchi.

Na Conferência Livre – uma atividade para a 2ª Conferência Nacional de Juventude – realizada pela REJU-SP, em junho de 2011, conhecemos Pedro Higuchi. Ele participou conosco contribuindo com suas perspectivas no eixo Direito à Participação. Desde então, tornou-se um parceiro de caminhada.

Pedro foi militante do FEDDCA - Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e também do Fórum Estadual em São Paulo, foi membro do Conselho Consultivo Nacional de adolescentes e jovens na Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP).

Este jovem, que nos deixa aos 19 anos, foi protagonista “da luta por uma sociedade mais justa e igualitária”. Como muitos jovens a quem fez a dedicatória do seu artigo sobre Protagonismo Juvenil, apresentado em 2011, no II Congresso do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo.

Num trecho deste texto, Pedro é incisivo: “Temos que enxergar o jovem, hoje em dia mais do que nunca, como um cidadão que interfere diretamente em todas as camadas e níveis da sociedade. Com o acesso à informação e tecnologia, não há como negar que o jovem, está conquistando seu direito à cidadania, tornando-se sujeitos de direitos e não apenas sujeitos de análises de especialistas (...). Pretendemos continuar expandindo esta luta, para que um dia chegue a um ponto em que os próprios adolescentes tomem conta dos seus direitos. Sabemos que a luta nunca cessará, porém, melhorias serão feitas e contarão com a participação de todos os jovens, como uma democracia realmente deve ser”.

Pedro fez história em sua participação nos espaços onde atuou. É um exemplo aos adolescentes e jovens dessa geração, sobre protagonismo juvenil. Ele nos deixa um legado de ações de cidadania e luta por direitos.

Nota de pesar: falecimento de Pedro Higuchi