Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

O estado do Povo

30-05-2017

A Rede Ecumênica da Juventude, vem a público manifestar seu apoio ao Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, parceiro da REJU em São Paulo e seu repúdio à atitude do Secretário de Cultura da Cidade de São Paulo, André Sturm, em reunião no dia 29/05 com integrantes do movimento.

Infelizmente, a cada novo período de gestão pública, é preciso mobilizar as forças progressistas para lembrar à sociedade das conquistas resultantes de diversas e grandes lutas do Povo na gestão anterior. O direito à cidade, à cultura, à educação, à saúde, à vida, à dignidade... à condição humana em si. A grande diferença, é que agora temos na cidade de São Paulo, uma gestão que parece estar realmente disposta a desconsiderar todas essas conquistas e levar em frente a agenda do capital financeiro, que loteia a cidade em zonas de interesse empresarial e o prefeito parece se divertir, enquanto divide a cidade entre os amigos, como se estivesse em uma grande partida de Banco Imobiliário.

É lamentável ouvir de um secretário de cultura, que o espaço público não pertence ao Povo e sim ao “estado”, além de proferir diversas vezes “vou quebrar a sua cara”, fazendo claras ameaças a quem discorda de sua opinião, nesse caso, Gustavo Soares, jovem integrante do movimento. “Nesse caso”, pois existem vários outros relatos da postura desrespeitosa, autoritária e antidemocrática do atual secretário, principalmente com relação às juventudes, que segundo sua visão hierárquica de mundo, deve ser inferior a ele.

É urgente superar a visão exclusivista que coloca o estado como o deus absoluto que tem todo o poder sobre os nossos corpos, nossos espaços e nossas cidades.

Assim, manifestamos nosso repúdio e indignação à coação, autoritarismo, desrespeito e despreparo do Secretário de Cultura que parece não entender que cultura não é mercadoria e nem favor do estado. CULTURA É DIREITO!

Nós não vamos “quebrar a cara”, André, nós iremos quebrar os pés de barro desse gigante monumental que você e sua gestão adoram: o estado.

O respeito ao espaço público, ao Povo e o direito à cidade a cada dia, dai-nos hoje.

Rede Ecumênica da Juventude

Nota de ortografia: estado está propositadamente colocado com "e" minúsculo, enquanto Povo preferimos manter em maiúsculo.

Abaixo áudio na íntegra da reunião, o secretário começa a alterar o tom no minuto 30
https://soundcloud.com/movimento-cultural-ermelino...

repúdio cultura André Sturm capital coação desrespeito autoritarismo

Nenhum comentário..

Leave a reply

Your email address will not be published.