Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Planejamento do Conjuve é debatido em reunião da mesa diretora ampliada com a Secretária Nacional de

4-03-2013

Rebeca Ribas (CONJUVE)

Coordenadores/as das comissões e mesa diretora do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) estiveram reunidos, ontem, com a Secretária Nacional de Juventude (SNJ), Severine Macedo, com o objetivo de discutir as ações do Conjuve para 2013, destacando a aprovação do Estatuto Nacional de Juventude, a elaboração da metodologia para um monitoramento sistemático das políticas de juventude e a realização do 4o Encontro Nacional de Conselhos de Juventude como ações prioritárias para este período.

Durante a conversa, ambos comemoram os resultados da atuação do Conselho no ano anterior e o seu empenho em organizar, de forma estratégica, um planejamento que dê conta da sua missão de acompanhar as políticas destinadas à juventude brasileira. 

O orçamento do Conjuve foi um dos pontos bastante debatidos, em função da avaliação de que ele já não comporta mais as diversas frentes que vêm sendo abertas, devido a ampliação das ações, e demandará um cuidado ainda maior na sua gestão. Neste sentido, o 4o Encontro Nacional de Conselhos terá uma atenção especial do Conselho e da Secretaria, através de um esforço de captação de recursos que viabilizem a sua realização. Para isto, estão sendo levantadas, conjuntamente, possibilidades de parcerias e também agendada uma reunião com o novo Secretário Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República, Diogo Sant’Ana, que será convocado a se integrar neste esforço. 

Na oportunidade, a Secretaria também pontuou algumas ações da SNJ que serão realizadas em 2013 e que poderão potencializar as iniciativas do Conselho, como a continuidade do programa de fortalecimento institucional de órgãos e gestores de juventude, um curso de formação para este mesmo público, o Juventude Viva e o Estações da Juventude que preveem a criação de conselhos nos locais onde serão implantados. Essas e outras estratégias devem ser apresentadas pela Secretaria na próxima reunião ordinária do Conselho, que acontecerá nos dias 11 e 12 de março, em Brasília.

Severine Macedo