Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU apoia o "Levante contra a tortura"

A Rede Ecumênica da Juventude (REJU) apoia as articulações organizadas pelo Levante Popular da Juventude em defesa da Comissão da Verdade, em prol da memória e da justiça. Há várias articulações acontecendo. Participe de uma dessas ações, apoie a campanha, escreva, envie fotos, denuncie, faça parte deste "Levante pela Verdade". 

Como se sabe, o movimento ecumênico tem um importante papel de resistência ante a ditadura militar. Como um relato, em plena ditadura, um grupo de religiosos e advogados iniciou um projeto para obter, junto ao Superior Tribunal Militar (STM) informações e evidências de violações aos direitos humanos, praticadas por agentes do aparato repressivo. Do projeto originou-se o livro com o mesmo nome – uma compilação com cerca de 5% de toda a documentação levantada no STM.

Os mentores do projeto – em especial a advogada Eny Raimundo Moreira e a equipe do escritório Sobral Pinto – perceberam que os processos poderiam ser reproduzidos aproveitando-se o prazo de 24 horas facultada pelo Tribunal de retirada dos autos para consulta. A ideia foi acolhida pelo reverendo da Igreja Presbiteriana Jaime Wright e pelo cardeal da Igreja Católica Dom Paulo Evaristo Arns, que resolveram comandar as atividades a partir de São Paulo. Os recursos financeiros foram obtidos com o secretário-geral do Conselho Mundial de Igrejas. O projeto foi executado, dando origem ao livro Brasil: Nunca Mais.

Recentemente, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) entregou, à Procuradoria Geral da União, o acervo do Projeto Brasil: Nunca Mais, com documentos e arquivos microfilmados. Além deste relato apresentado, há diversas experiências que retomam a participação efetiva da família ecumênica em resistência à ditadura e na construção de uma sociedade guiada pela efetivação da justiça e da liberdade. Para outras informações da participação ecumênica, consulte aqui.
Assim, seguindo o Levante Popular da Juventude, "convi
Levante