Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-CO: Curso de Direitos Humanos começa em setembro

27-08-2013

João Paulo Puccineli

O Centro de Referência em Direitos Humanos Padre João Bosco Burnier (CRDH/), da Casa da Juventude de Goiânia (Caju), promove o Curso de Educação em Direitos Humanos- Formação de defensores/as e promotores/as populares de Direitos Humanos- que se inicia no dia 20 de setembro. Com duração de três meses, o treinamento tem como objetivo capacitar agentes de cidadania em uma cultura de direitos humanos, mediação de conflitos e prática de uma justiça restaurativa. O curso é gratuito e será ministrado na sede da Caju. 

Dentre as finalidades, o curso quer provocar um olhar sobre os princípios, trajetórias e o histórico dos direitos humanos; compreender as estruturas de poder, que geram opressão e violação dos direitos; visibilizar as plataformas afirmativas, com recortes: geracional, de gênero, de orientação sexual e étnico-racial; partilhar experiências populares de educação e cultura de direitos humanos, mediação de conflito e acesso à justiça restaurativa; além de disseminar informações sobre o tema da mediação de conflitos, estimulando um acesso à justiça restaurativa. 

João Paulo Pucinelli, coordenador do curso, diz que Educação em Direitos Humanos pretende fomentar promotores para que eles estejam inseridos em suas comunidades locais e atuem nas áreas de juventudes, criança e adolescente, mulheres, igualdade racial, diversidade sexual, equidade de gênero, educação popular e outras áreas do campo dos direitos humanos. 

O curso é dividido em três etapas: seminários- espaços abertos de dialogo e reflexão, com a participação da comunidade e de outros agentes de cidadania; etapas- aprofundamento da temática, com assessoria de especialistas que atuam na temática dos direitos humanos; e interetapas- entre as etapas, os cursistas são provocados a experimentar ações e estudos na realidade local, orientados pela temática de cada etapa e pela equipe de coordenação do curso. 

Educação em Direitos Humanos tem carga horária de 60 horas (confira dias e temas no quadro abaixo). Para emissão de certificado é necessária participação em 75% do curso, bem como conclusão das interetapas. 

Para participar, acesse a ficha de inscrição, ou inscreva-se na recepção da instituição. Mais informações, no e-mail pucinelli.crdh@casadajuventude.org.br ou pelos fones: (62) 4009 0341/ (62) 9632 0884. 

Fique por dentro 

Curso Educação Popular em Direitos Humanos 

*Seminário: Educação Popular em Direitos Humanos Etapa: Contextualização Histórica e Princípios dos Direitos Humanos 20 a 22 de Setembro de 2013 

*Seminário: Direitos Humanos e as Juventudes, as Mulheres, @s LGBTs, @sNegr@s Etapa: Pessoas Humanas, Sujeitos de Direitos Humanos 11 a 13 de Outubro de 2013 

*Seminário: Experiências Populares em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa Etapa: Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa. 29 a 01 de Dezembro de 2013

Fonte: Assessoria de Comunicação da Casa da Juventude- Caju 

* A REJU é parceira do Curso

REJU-CO: Curso de Direitos Humanos começa em setembro