Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-CO participa de Oficina com UNICEF, CONIC e Visão Mundial

10-06-2013

Em parceria com a Unicef e Visão Mundial, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC, realizou uma Oficina com Lideranças Religiosas sobre Estratégias para reduzir a violência contra crianças e adolescentes e promover o registro de nascimento em comunidades religiosas.  

Sob o lema “Comunidades Religiosas e UNICEF, juntos por um Brasil de Paz e Proteção para Crianças e Adolescentes”, o objetivo primeiro da oficina é elaborar um Plano de Trabalho Conjunto que envolva organizações e igrejas em prol do direito das crianças no acesso ao registro de nascimento. Os outros dois objetivos do encontro é buscar ferramentas que possam potencializar as ações das igrejas para a construção de uma cultura de paz, focadas nas crianças e adolescentes, ainda, identificar novas ações viáveis. 

A REJU participou da Oficina, pautando os direitos da juventude, a partir dos eixos de atuação: 1) Juventude e Superação das intolerâncias (religiosa, homo, trans e lesbofobia), 2) Enfrentamento a violência contra a Juventude Negra, 3) Justiça Socioambiental, 4) Juventude e Equidade de Gênero. O tema da não redução da idade penal foi destaque na participação da REJU e nas interferências d@s participantes.  

Ao todo, 25 pessoas participam da atividade, entre elas, o facilitador da REJU no Centro Oeste, João Paulo Pucinelli. A oficina tem como facilitadora a consultora e facilitadora de processos Flora Lovato, do Instituto Fonte, e os momentos de mística são conduzidos por Neusa César, da Universidade Metodista de São Paulo. Participaram também pessoas ligadas ao UNICEF, como a angolana Casimira Benge, coordenadora da área de proteção da criança. O CONIC esteve representado pela secretaria geral Romi Bencke. 

REJU-CO participa de Oficina com UNICEF CONIC e Visão Mundial sobre os direitos da Criança e do Adolescente