Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU e CONJUVE

Este é um ambiente para o diálogo com @s “rejuzeir@s”, para visibilizar as atividades que a Rede Ecumênica de Juventude realiza no Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) e para construir projetos e pautas que de alguma maneira incidam na reflexão sobre as políticas públicas de juventude no país.

***

Neste mês de agosto a Rede Ecumênica da Juventude participou, representada pelo facilitador Daniel Souza, de três importantes atividades relacionadas ao CONJUVE. A primeira delas (02) foi, em Brasília, a colaboração no GT do Pacto pela Juventude 2012, por meio da elaboração do Plano de Comunicação e do texto de compromissos do Pacto. Para quem ainda não conhece este instrumento criado pelo conselho, cabe uma explicação: este termo de compromisso é uma proposição das organizações da sociedade civil que compõem o Conselho Nacional de Juventude para que os governos federal, estaduais e municipais se comprometam com as políticas públicas de juventude em suas ações e programas, e @s candidat@s a Prefeitura e Câmara de Vereadores para que incorporem as demandas juvenis em suas plataformas eleitorais. Para outras informações, acesse o blog criado para a divulgação desta mobilização do conselho.

A segunda atividade (03) também aconteceu na capital federal. Foi a reunião da Mesa Diretora Ampliada, espaço que a REJU ocupa por coordenar a comissão de comunicação do conselho (CCom). Dentre as temáticas tratadas, estavam: a consolidação da agenda e do planejamento do CONJUVE, a apresentação das ações propostas para o 4º Encontro de Conselhos e de suas oficinas regionais, os encaminhamentos das comissões e os detalhes do Pacto pela Juventude.

Por fim, a terceira atividade da REJU neste espaço de construção política foi a participação na 30ª Reunião Ordinária do CONJUVE, que aconteceu em Salvador entre os dias 14 e 15 deste mês. Como temáticas relevantes: os informes relacionados ao estatuto da juventude, à Conferência Nacional de Trabalho Decente; a avaliação da Rio +20 e a criação do GT Juventude Meio Ambiente no conselho; a apresentação do Marco Regulatório proposto pela Secretaria Geral da Presidência da República; os encaminhamentos para o 4º Encontro de Conselho; e o lançamento do Pacto pela Juventude 2012 (para outras informações sobre este ato, clique aqui).

Para ampliar estes pontos aqui apresentados ou para trazer contribuições à atuação da REJU no CONJUVE, envie um email para contato@reju.org.br. Para saber outras informações sobre o conselho, acompanhe o site: http://www.juventude.gov.br/conjuve/.