Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU em Cuba: MEC Brasil e FUMEC se preparam para Rio +20

16-04-2012
Promovido pela FUMEC (Fundação Universal dos Estudantes Cristãos) ocorreu durantes os dias 01 a 08 de Abril de 2012, nas cidades de Havana e Matanzas, em Cuba, o Seminário “Estudiantes en un encuentro por la Solidaridad y la Justicia”. Com o intuito de preparar as lideranças para a participação da Rio+20 , Cúpula dos Povos, que ocorre em no Rio de Janeiro, em junho, os participantes debateram sobre a realidade de diferentes contextos da América e celebraram a trajetória do cinquenta anos do movimento em Cuba.

Representando o Brasil através da PASUNE (Pastoral Universitária Ecumênica) e a REJU (Rede Ecumênica da Juventude), Karen Daniela Pires, Graduada no curso de História da Univates, graduanda do curso de Letras Português/Espanhol da Univates, professora infantil, bolsista da pesquisa, “Letramento no Ensino Superior: práticas de leitura e escrita nas provas do ENADE – parte discursiva, coordenada pela professora Drª. Maria Alvina Pereira Mariante, relata a sua participação:

“Foi um momento de extremo crescimento, uma experiência única que possibilitou a troca de ideias, a análise das peculiaridades e generalidades dos países envolvidos. Primeiramente, pela possibilidade de conhecer um pouco da realidade das pessoas cubanas, pois durante a semana do evento, foi possível dialogar a respeito do sistema socialista em que estão inseridos e suas implicações. Além de conversar com os cubanos, a ocasião propiciou o contato com representantes do Peru, Uruguai, Colômbia, El Salvador e Estados Unidos que expuseram sobre a política, economia e cultura que caracteriza seus países. Destaco a importância deste momento para o conhecimento das problemáticas presentes no cotidiano da população, como também as iniciativas governamentais que estão funcionando nos países referenciados. Um dos pontos centrais das discussões foi a relação entre os problemas regionais com os globais, relacionados com a crise múltipla do sistema capitalismo. Outro aspecto abordado foi o câmbio climático e a crise ambiental, considerando os conflitos socioambientais, a eco-justiça e as organizações transnacionais. Além dos temas pobreza, privatização e exploração da terra, analfabetismo, custo de vida alto, reforma estatal, projetos educativos.

Outro momento construtivo foi a visita ao centro Martin Luter King, em que o estudioso Paulo Freire serve como referência para a educação popular. O espaço representa um importante lugar de educação cultural para movimentos sociais na América Latina. Além destas discussões a respeito da crise ambiental e eco-justiça com o grupo de trabalho durante a semana, foi possível também conhecer a casa do revolucionário José Martí, um mártir cubano. Pois, fiz um trabalho de conclusão para o curso de História da Univates, com o tema: Nacionalismo cubano a partir dos poemas de José Martí, cujo orientador foi o professor Mateus Dalmáz, enfatizando uma análise do contexto histórico através da poesia. No cronograma de trabalho havia um espaço para cada país expor sobre seu contexto, então enfatizei que além do futebol, carnaval, temos riquezas naturais, uma história marcada pelas transformações políticas, econômicas e culturais e as diferenças regionais que caracterizam o povo brasileiro. Em função disso, o desejo de conhecer o espaço e na oportunidade foi entregue uma cópia da monografia para a responsável da casa que avaliará a possibilidade do mesmo ficar exposto no local. Toda a experiência vivida em um país tão singular como Cuba, possibilitou novas percepções da realidade em que estou inserida, relacionada ao consumismo e outros fatores”.

A participação da PASUNE e REJU neste encontro representa a consolidação e articulação da FUMEC no Brasil. Assim as ações locais e nacionais serão partilhadas e planejadas juntamente com a juventude Latino americana.

Texto: Karen Pires

Rio+20