Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-ES participa do Grito dos Excluídos

12-09-2013

No dia 07 de Setembro de 2013, o dia da Independência, mais de 2000 pessoas foram à periferia do município da Serra (ES) participar da marcha promovida por diversas entidades e movimentos sociais, entre eles a REJU-ES.

Os movimentos sociais fizeram uma marcação acentuada, presentes com suas reivindicações e bandeiras. Os pescadores estavam com uma rede simbólica pedindo pela não poluição dos rios, mares e manguezais, os sindicatos bem sinalizados contra a PL 4330 (PL da terceirização), jovens e adolescentes, sobretudo da pastoral da juventude vestindo camisetas contra o extermínio da juventude, carregando centenas de cartazes. As crianças moradoras do bairro de Feu Rosa e Vila Nova de Colares, palco do evento deste ano, levaram bexigas escritas com seus gritos, chamando a atenção de todos em volta.

Uma atuação que chamou muito atenção foi da Frente Capixaba contra a Redução da Maioridade Penal, a qual a Rede Ecumênica da Juventude também faz parte. A FCCRMP esteve muito bem representada com uma grande faixa contendo o lema da campanha: “Somos tão Jovens- Diga Não à Redução da Maioridade Penal”. Panfletos foram distribuídos trazendo os principais aspectos do tema e, ainda, diversas pessoas vestindo a camisa da campanha. Também foram distribuídas pipas coloridas, para as pessoas levantarem, sinalizando a valorização da vida, de nossas crianças. Ao final, pipas foram entregues com rabiolas e linhas para as crianças e jovens soltarem na praça, sendo assim, este o marco da campanha levantada pela Frente Capixaba.

A participação da Juventude foi marcante, assim como de lideranças religiosas presentes. Um padre da paróquia local e um pastor da Igreja Presbiteriana Unida realizaram o encerramento com uma oração ecumênica. Todos puderem vivenciar o ecumenismo de gestos concretos, por meio de um ato em defesa da vida, cristãos e integrantes de outras religiões, católicos e evangélicos, se reuniram na manhã de 07 de Setembro e juntos todos clamavam por justiça.

Juventude que ousa lutar constrói um projeto popular!

REJU-ES participa do Grito dos Excluídos