Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU na 11ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social em Porto Alegre

15-01-2013

Durante os dias 27 a 29 de novembro de 2012 realizou-se em Porto Alegre, RS, a 11ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social. Organizada inicialmente pelo Governo Federal atualmente conta com a coordenação do movimento social organizado. Reuniram-se agentes públicos e os movimentos que atuam em diversos espaços e buscam tornar acessíveis as tecnologias da informação, na configuração atual, pautando novas propostas de política de inclusão digital no país.

Com o intuito de discutir diretrizes de ações que promovam a apropriação das tecnologias digitais por todas as pessoas através de implantação de políticas públicas a OID (Oficina para Inclusão Digital e Participação Social) tem como eixo fundamental a discussão do acesso às novas tecnologias e a democratização da comunicação.

Representantes da Rede Ecumênica da Juventude, Daniel Mariano (REJU SP) e Edoarda Sopelsa Scherer (REJU Sul) participaram da programação e destacam que há um extenso debate sobre os diversos tipos de banda larga e muitos interesses tanto do setor público quanto do privado em se ampliar o controle do meio de comunicação, contudo é preciso perceber a importância do acesso à banda larga por todas as pessoas e, além disso, de entrelaçar a banda larga a outras mídias alternativas como rádios e tevês comunitárias.  

Dentre as iniciativas, o acesso à Banda Larga e a manutenção dos Telecentros surgem como propostas que necessitam ser rediscutidas para sua efetividade. Enfatiza-se que inclusão digital necessita ser pautada nas discussões das políticas públicas enquanto compreendida como direito fundamental do cidadão. Por fim fica evidente que dentro da discussão do novo marco regulatório é fundamental que ele garanta a maior diversidade tanto no conteúdo quanto na produção, bem diferente do que existe hoje no Brasil.

Para saber mais sobre a 11ª Oficina de Inclusão Digital e Participação Social acesse o site:

www.oficinainclusaodigital.org.br

Texto: Edoarda Scherer e Daniel Mariano

oficina inclusão digital participação social