Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU na Jornada de Lutas da Juventude Brasileira

Daniel Souza

Convocada pela União Nacional dos Estudantes, Movimento dos Trabalhadores e trabalhadoras Rurais Sem Terra e Levante Popular da Juventude iniciou-se uma valorosa articulação com a proposta de movimentar a juventude brasileira. Tal convocatória reuniu amplos setores de organização da juventude, em torno de 25 organizações e movimentos (entre eles a REJU) dispostos ao mesmo objetivo: Lutar!

Foram 3 reuniões que envolveram momentos de trocas de ideias sobre análise de conjuntura e os desafios da juventude no Brasil hoje, além de momentos organizativos para planejar uma bonita, grande e unificada Jornada Nacional.

A Jornada está apontada para ocorrer entre os dias 25 de março e 01 de abril, com foco em 10 estados prioritários e a indicação é que a articulação nacional seja construída também nesses estados.

Dentre as pautas estão o combate ao extermínio da juventude e violência contra a juventude negra, destinação de 10% do PIB, 100% dos royalties do petróleo e 50% do fundo social do Pré-sal para a educação. Retomada imediata da Reforma Agrária política fundamental para a fixação do homem no campo e controle do inchaço das cidades. Melhores condições de trabalho para a juventude que tem sido vítima da superexploração trabalhista e do subemprego.

Além disso, também reivindicamos a democratização dos meios de comunicação e quebra do oligopólio dos meios de comunicação de massa de nosso país. É impossível consolidar a democracia brasileira sem que esse passo seja dado.  

Como parte do processo de construção da Jornada, no dia 23/02 acontece a Plenária Nacional das Juventudes. O evento será realizado no Sindicato dos Químicos de São Paulo e contará com debates sobre conjuntura, comunicação, mobilização e desafios para o futuro da jornada (Rua Tamandaré, 348, Liberdade. Início às 9h).

Consulte também o documento convocatório da Jornada, com os eixos de luta e as pautas prioritárias.

REJU na Jornada de Lutas da Juventude Brasileira