Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU na Jornada Mundial da Juventude

1) Pré-Jornada em São Paulo 

A REJU colaborará com uma das atividades da Pré-Jornada Franciscana em São Paulo (SP), que acontecerá entre os dias 16 e 22 de Julho de 2013, na Paróquia Santo Antônio do Pari. Nesse período, @s jovens terão uma agenda de atividades que darão a oportunidade de conhecer a cidade de São Paulo através da presença e ótica da juventude que trabalha na construção de uma cidade e sociedade diversa e justa.

As juventudes conhecerão e dialogaram sobre as vivências da REJU no dia 19 de julho.

Serviço

Data: 19 de julho de 2013

Local: Paróquia Santo Antonio do Pai (São Paulo – SP)

Horário: 14h 

2) Tenda das Juventudes: “A Juventude quer viver...” 

Com o objetivo de mobilizar os jovens presentes na Jornada Mundial da Juventude para a conscientização e luta em defesa da vida da juventude é que diversas organizações realizarão, durante o evento no Rio de Janeiro, uma atividade como espaço de debate e reflexão da realidade juvenil e políticas públicas para a juventude.

A “Tenda das Juventudes” será espaço de acolhida, formação, celebração, partilha, diálogo e convivência das mais diversas juventudes presentes na JMJ. Deseja ser uma verdadeira tenda, onde todos poderão se aproximar, aconchegar e fazer deste espaço sua morada.

A atividade terá como tema “A juventude quer viver”. Frase que tem pautado a luta pela vida da juventude em especial no combate à violência e ao extermínio que assola a juventude brasileira. A proposta dos organizadores é que esta pauta seja fomentada para os jovens de todas as partes do mudo que estarão presentes na JMJ, mobilizando assim para o engajamento na discussão sobre a banalização da violência e na defesa da vida dos jovens.

A Tenda acontecerá dos dias 22 a 26 de julho, na Paróquia Santa Bernadete, na Av. dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis, Rio de Janeiro/RJ. A programação contará com mesas temáticas, celebrações e momentos orantes, exposições, apresentações culturais, entre outras atrações. Destaca-se ainda o espaço em memória dos mártires da caminhada, denominado Santuário dos Mártires. Local dentro da Tenda que deseja aprofundar e celebrar a memória da tantas vidas doadas em favor do Reino.

Dentre os assuntos a serem abordados nas mesas temáticas destacam-se a juventude quer viver; justiça e transição, memória e compromisso; desafios socioambientais da humanidade e a juventude; crise econômica, direitos sociais e juventudes; tráfico de pessoas; juventudes, cultura, comunicação e direitos humanos; civilização do amor e a evangelização da juventude na América latina; e solidariedade.

A atividade está sendo organizada pela Pastoral da Juventude, Cáritas Brasileira, Juventude Franciscana, Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Cajueiro - Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude, REJU – Rede Ecumênica da Juventude, Irmandade dos Mártires da Caminhada, Setor Pastoral da PUC/RJ. Com a parceria do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; da Secretaria Nacional de Juventude do Governo Federal; e da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude. Outras organizações também estão apoiando a iniciativa e que em breve serão divulgadas.

Importante também ressaltar que a iniciativa acontecerá em sintonia com a organização da JMJ, sendo uma das inúmeras atividades inscritas junto ao Comitê Organizador Local/COL e que acontecerá de maneira oficial e simultânea durante a Jornada. A Tenda está prevista no Guia do Peregrino da JMJ e respeitará a programação dos atos centrais e demais momentos significativos.

Serviço

Data: 22 a 26 de julho de 2013

Local: Paróquia Santa Bernadete, na Av. dos Democráticos, 896, no bairro Higienópolis, Rio de Janeiro/RJ

3) Encontro Ecumênico na PUC-Rio: “Juventude: força de engajamento, força de fé”

O encontro acontecerá no dia 21 de julho, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), dois dias antes da abertura oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com jovens católicos, muçulmanos e judeus. Por volta de 200 pessoas estarão presentes na reunião de 21 de julho: 50 jovens de cada religião, provenientes do País inteiro, e convidados. 

Um jovem de cada comunidade falará sobre o tema “Juventude: força de engajamento, força de fé”, haverá rodas de conversas, exibição de vídeos e exposição de objetos litúrgicos das diferentes comunidades. Muitos participantes aproveitarão a presença no Rio para, nos dias seguintes, participarem dos eventos da JMJ.

A origem desse primeiro grande encontro é um grupo chamado Juventude Inter-Religiosa do Rio de Janeiro (JIRJ), que começou com católicos e judeus e, há pouco mais de um ano, incorporou a comunidade muçulmana. A REJU participará com jovens católicos e protestantes do Rio Grande do Sul e São Paulo. 

Serviço

Data: 21 de julho de 2013

Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

4) Encontro Ecumênico de Jovens (CONIC-Rio) 

O encontro acontecerá no dia 24 de julho, na Catedral Anglicana do Rio de Janeiro, com a presença de jovens de distintas comunidades cristãs espalhadas pelo mundo. Será um espaço de diálogo e partilha, numa promoção do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (CONIC-Rio), integrando a programação oficial da Jornada Mundial da Juventude, com o apoio da REJU.    

Serviço

Data: 24 de julho de 2013

Horário: 14h-18h

Local: Catedral Anglicana no Rio de Janeiro (Tijuca)

Daniel Souza

REJU na Jornada Mundial da Juventude