Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU na Nicarágua (Encontro sobre Leitura Popular da Bíblia)

No frescor das terras de vulcões, montanhas, lagos e muita gente alegre aconteceu a Oficina de Leitura Popular/Contextual da Bíblia, organizada pela Rede Global de Leitura Contextual da Bíblia, formada há dois anos depois de uma Conferência em Holanda onde o CEBI (Centro de Estdos Bíblicos) esteve presente junto com vários outros grupos, igrejas e pessoas que trabalham com a Bíblia.


Do Brasil participaram Paulo Ueti, de Brasília, Fernanda Nascimento, de Santa Catarina e Daniel Souza de São Paulo. Somos do CEBI e da REJU. Estiveram presentes irmãs e irmãos de Nicarágua, Guatemala, Costa Rica, Cuba, Colômbia, Bolívia, Zâmbia, Moçambique, África do Sul, Holanda, Suécia e Itália. Dessas gentes, uma importante participação das juventudes!

A seguir, o relato das pessoas representantes do CEBI, que ajuda a coordenar o evento.

O encontro de saberes, de cores, sabores e línguas e linguagens diferentes tem feito do encontro um belo arco-íris, diverso, harmônico, diferente e envolvente. É com energias renovadas que a cada dia damos mais passos de partilha e de aprendizado mútuo no caminho da Leitura Popular da Bíblia, na confiança de que o Espírito nos acompanha e desacomoda para viver a excentricidade do Reino.

Foram dias de bastante partilha sobre métodos de leitura bíblica e perspectivas hermenêuticas. Muitos desafios levantados, novas perguntas feitas, antigas questões retomadas. Compromisso com a transformação, participação, empoderamento da comunidade como lugar donde brota a "verdade de Deus", lugar da facilitação, facilitação em vez de "assessoria"... essas foram algumas palavras que surgiram com força em meio ao grupo para continuar conversando e questionando.

Em meio às descobertas, recebemos a notícia da Páscoa de nosso companheiro de caminhada Milton Schwantes. Sua vida e exemplo, sua memória e seu compromisso de transformação continuam nos animando no caminho da Leitura Popular (engajada) da Bíblia.

O encontro terminou na sexta-feira dia 2 de março com propostas e encaminhamentos que deverão ser discutidos no comitê internacional de coordenação, do qual o CEBI faz parte. Em maio vai haver a reunião em Holanda para dar continuidade ao programa global.

Nicarágua