Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU NE se reune com a Diaconia e planeja ações

Em 30 de julho de 2011, na cidade de Recife (PE), realizou a reunião da REJU NE e DIACONIA que contou com a presença de Irís Charlene - PB (CFM - Igreja Batista) da REJU PB, Beto Rocha - BA (Obabyan Inganga) da REJU BA, Izaias Torquato - PE (IEAB-DAR) e Joselito Costa - PE (Diaconia).
 
Da pauta da reunião constaram os seguintes assuntos:
1. Consórcio Ecumênico (Diaconia, CESE, Koinonia e FLD)
Joselito informa que no momento a Diaconia, por ser uma instituição que já trabalha com juventude, tem o interesse de fortalecer a caminhada da REJU no Nordeste. Sendo a Diaconia que vai fazer a interlocução para construção do consórcio na perspectiva de captação de recurso para as ações da REJU-NE. No processo de discussão e elaboração do mesmo  é de extrema importância a presença de pessoas jovens facilitadoras da Região na elaboração, discussão e captação.  Respeitando o processo de diálogo entre as instituições que estão se disponibilizando para formação do mesmo entendemos que é importante  a participação plena de pessoas jovens que facilitam o a caminhada da REJU na Região.
 
A articulação do Consócio nos deixa muito esperançosos e nos anima nessa caminhada apontando para o fortalecimento das ações da REJU na Região Nordeste, possibilitando ações mais estruturadas e integradas. Tendo isso presente pensamos, estrategicamente, a possibilidade do Consórcio prever orçamento para contratação de um articulador regional que favoreça o processo de sensibilização, mobilização e articulação das juventudes no Nordeste brasileiro.
 
2. Conferências Livres - Possivelmente em 17/09/11
Ficou acordado que buscaremos realizar Conferências Livres em Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco se possível no mesmo dia com possibilidade de vídeo conferência.  Devemos pensar o processo de mobilização de jovens para participar da conferência, a metodologia e a logística. Possível local para Recife: Ponto Missionário da Liberdade, em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes. E para os outros estados por definir. Teremos a conferência na parte da tarde seguido de uma noite cultural. Possível data: 17 de setembro, sábado. Precisamos incluir Guerra e Quitéria. Lembrando que não apenas jovens podem participar da conferência, mas todas as pessoas que queiram e tenham interesse pelo assunto. Em cada conferência teremos a presença de uma pessoa facilitadora da REJU. Em Recife, será Charlene.
 
Para obter mais informações a respeito das Conferências Livres, clique aqui
 
3. A Campanha Contra a Intolerância Religiosa e as Ações da 4ª Jornada
Tendo os encaminhamentos da carta de abraços de compromisso da 4ªJornada Ecumênica , onde o Nordeste assume a resposabilidade de realizar rodas de diálogos considerando o tema da Jornada, faremos uma mobilização para realização das mesmas na Região, onde atenda e dê continuidade a pauta da carta, além de sensibilizar e fortalecer a Campanha Contra a Intolerância Religiosa nos estados onde a REJU já se encontra.  Sendo assim, como culminância do processo de formação e sensibilização temática a partir das rodas de diálogo, buscaremos realizar, em julho de 2012.
 
4. 3ª Jornada Ecumênica do Nordeste (1ª foi em Abaeté/BA e a 2ª em Ugarassu/PE). Cada estado deverá buscar alcançar os temas proposto no período de janeiro a junho de 2012.
 
5. Considerações finais
 
Cada participante da reunião deverá fazer um texto dizendo suas impressões sobre a reunião
e a próxima reunião virtual “Conferências Livres de Juventude”, da REJU NE, será terça-feira, 30 de agosto, 19h.
 
Informações: Izaias Torquato

REJU NE Draconia