Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU no Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa

26-03-2014
Durante os dias 18 a 19, em Brasília (DF), ocorreu a nomeação e reunião do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) dos 20 membros titulares e suplentes. A REJU foi representada por Edoarda S. Scherer (Facilitadora REJU Sul), membro suplente.

A reunião pautou as Ações Programáticas do PNDH-3 (terceira versão do Programa Nacional de Direitos Humanos), partilhou e refletiu sobre o panorama da diversidade religiosa no Brasil na perspectiva dos Direitos Humanos, conforme o contexto de incidência dos integrantes.

Além disto, foram enaltecidos os principais desafios deste espaço político, constantes na portaria nº 18, de 20 de janeiro de 2014 que intui: promover o reconhecimento da diversidade religiosa do país e defender o direito à liberdade de crença e convicção; auxiliar e propor iniciativas, ações e políticas de enfrentamento à intolerância por motivo de crença ou convicção; contribuir no estabelecimento de estratégias de respeito à diversidade e à liberdade religiosa e do direito de não ter religião, da laicidade do estado e do enfrentamento à intolerância religiosa.

O Comitê conta com reconhecidas pessoas do movimento ecumênico no Brasil, como Romi Bencke (CONIC/ FEACT Brasil) e André Musskopf (Núcleo de Gênero, EST /IECLB). Destaca-se a diversidade dos seus integrantes, formado por pessoas de atuações do campo não só religioso, como, também, estudiosos, formadores, gestores políticos e representações variadas de segmentos religiosos que já possuem em sua caminhada a experiência do diálogo e respeito.

Saiba mais: publicação no Diário Oficial da União (31 de janeiro de 2014) – Imprensa Nacional: http://migre.me/ivJdP
Diversidade Religiosa