Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU no Conselho Nacional de Juventude

Daniel Souza

O Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) realizou entre os dias 15 e 16 de outubro, duas atividades: a reunião da sua Mesa Diretora e a reunião da Comissão de Comunicação. A primeira delas teve como pauta: o  3º Juvensur (encontro de jovens previsto para novembro, com o objetivo de promover o diálogo, a elaboração, a cooperação e o fortalecimento de políticas juvenis no âmbito do Mercosul), um balanço prévio e as ações do Pacto pela Juventude para o segundo turno das eleições, além de temas como  Juventude Negra, o Projovem Urbano e o Estatuto da Juventude. Em seguida, foram apresentados os relatos das comissões do conselho, aconteceu um encontro com o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e a apresentação sobre o Participatório da Juventude, entre outras temáticas.

Participaram da reunião da mesa diretora: a presidenta do Conjuve, Ângela Guimarães; a vice-presidenta do Conselho, Rebeca Ribas; o secretário-executivo, Bruno Elias; e @s conselheir@s Daniel Souza, da Rede Ecumênica da Juventude (REJU); Alessandro Melchior, da AGBLT; Kathia Dudyk, da Associação Nacional de Pós-Graduandos; Carolina Teixeira Alencar, da Confederação das Mulheres do Brasil; Silvia de Castro, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; e Ana Paula Jones, da Associação Raízes da Tradição.

Já a segunda atividade do Conjuve foi a reunião da comissão de comunicação (CCom), que teve como pauta: a integração da CCom; o planejamento da CCom para a gestão 2012/2013; o Plano de Comunicação do Conjuve; o Conjuve e a comunicação (Execução e acompanhamento; temáticas do conselho: enfrentamento da mortalidade da juventude negra, Encontros Regionais/Encontro de Conselhos e Pacto pela Juventude). Estiveram presentes: Ana Paula Jones (Raízes da Tradição), Daniel Souza (REJU), Ana Elizabete (Rede FALE), Claudia Maia (Escola de Gente), Rafael Barreira (CUCA) e Alex Pamplona (RENAJOC). 

A reunião apresentou os seguintes encaminhamentos, articulando-se com os eixos de atuação da comissão nesta gestão - incidência política e comunicação institucional:

  1. O mapeamento dos programas de TVs e Rádios públicas com a pauta de juventude (cooperação com Universidades);
  2. A re-impressão de Cartilhas/Livretos do Conselho;
  3. A produção de vídeos (Juventude Viva e Oficinas regionais do encontro de conselhos);
  4. A promoção de oficinas de comunicação & direitos nos encontros regionais (parceria com a Comissão de Articulação e Diálogo);
  5. A realização do Seminário de Comunicação & Direitos (1º Semestre de 2013);
  6. A produção/Reimpressão de peças de comunicação do CONJUVE (Folder, canetas...);
  7. A incidência política em demandas específicas, como as campanhas para a democratização da comunicação.
REJU no CONJUVE