Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Reju no curso de verão 2010

POLÍTICA  E COMUNIDADES HUMANAS: POR UMA PRÁTICA TRANSFORMADORA

Com este tema, realizou-se em São Paulo, SP, no início de janeiro, mais um Curso de Verão, promovido pelo CESEP, com a participação de centenas de jovens, vindos de todo o Brasil, provenientes de tradições religiosas, ongs e movimentos sociais.
Entre os(as) participantes, estavam os representantes da REJU SP:  Lidia Lima, Priscila Campanaro, Isaac Bastos e Lucas Bertolino. A participação dos(as) nossos(as) jovens deveu-se à parceria estabelecida entre a REJU e o CESEP, durante o Encontro do FE Brasil, em agosto de 2009.

O tema de 2010, do Curso de Verão, possibilitou muitas reflexões e intuições. O grupo da REJU SP destacou o seu encantamento com as reflexões teológicas feitas por Frei Betto e Lucho Torres Bedoya. Ambos estimularam os(as) participantes a realizarem leituras bíblicas, abrindo mão dos paradigmas e preconceitos criados pelas instituições.“A Bíblia precisa ser lida com os pés no chão, sendo constantemente associada com as necessidades de nossas comunidades, valorizando o amor e diversidade, marcas de Deus em nós!”, afirma Lídia Lima. 
Ao final, dois desafios foram lançados aos(às) participantes: a necessidade de resgatar o valor da militância junto as nossas comunidades e a organizações, e a consciência de que precisamos lutar por uma nova ética, baseada no amor, na cooperação e na fraternidade.