Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU no encontro Juventude e Direito à Cidade

5-11-2015

Foto: Tamiris Barcellos

O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida pra acolher jovens de diferentes regiões do país no encontro nacional do projeto ‘’Juventude, Direito à Cidade’’. O evento discutiu temas importantes como o extermínio da juventude negra e proporcionou trocas de experiências e ideias.

Em Pernambuco e no Pará a REJU foi parceira do projeto e integrou o coletivo de jovens. Uma importante colaboração que viabilizou novas articulações.

Apoiado pela Ajuda da Igreja Norueguesa (AIN) e desenvolvido por organizações como Koinonia, Fase, Diaconia, Ibase e Viva Favela, o projeto ao longo dos últimos cinco anos promoveu ações de formação e incidência, estimulando a participação juvenil na luta por direitos.

Como resultado dessa iniciativa, um documentário que sintetiza realidade do projeto sob o olhar da juventude está sendo lançado. No filme, jovens do Rio de Janeiro, Belém, São Paulo, Jaboatão, Recife, Fortaleza e Salvador mostram o retrato do que é ser jovem nesses territórios. 


Num país como o Brasil, onde as desigualdades e o contexto social colocam a juventude em xeque diante do direito de existir plenamente como jovem, iniciativas como essas são fundamentais no processo de inclusão e fortalecimento do jovem como sujeito de direitos e protagonistas do processo político. 

Por Felipe Bernado, REJU Pernambuco

juventudes Protagonismo direito Rio de Janeiro extermínio da juventude negra