Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU Norte está germinando

Acompanhe o processo contrutivo da Rede Ecumênica da Juventude em Belém/PA.


Anime a juventude de sua igreja para participar do próximo encontro pró-REJU no dia 19 de março de 2011, na Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade (Conj. Maguari, Al. 11, Passagem Liberdade, nº 11)
Memória da Reunião da Rede Ecumênica de Juventude- Norte
Local:  Catedral Anglicana de Santa Maria
Data: 19 de fevereiro de 2011
Iniciamos o encontro com a recepção de uma das anfitriões da Igreja Anglicana, Aleciane Payne que realizou uma dinâmica de integração e reflexão sobre a necessidade de se trabalhar em grupo, os participantes interagiram sobre o sentido da coletividade, baseados nos valores de cada expressão de fé.

Da Formação.
O membro do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs- CAIC, Tony Vilhena, iniciou sua fala prevista com o tema “Diálogo inter-religioso”. Uma dinâmica foi realizada pelo expositor sobre as diferenças que nos assemelham, cada participante em trios receberam diversas frases que deveriam ser integradas em painéis espalhados no chão que constava nomes de algumas igrejas, juntos os grupos conversaram e apontaram quais as frases correspondiam às igrejas, vale destacar que todas as frases tinham muitas semelhanças, as igrejas eram identificas em pequenos detalhes que somente alguns grupos identificaram.
Durante a exposição de Tony Vilhena, muitas as falas sobre o assunto, a jovem Lidia Santos do JPA- UNIPOP ao fim da exposição afirma
- “Ecumenismo é um assunto que estou aprendendo a cada encontro gosto mais ainda de conhecer sobre esse assunto, dialogar entre as religiões é importante e formação deve ser uma atividade continua”
Como o assunto necessitava de aprofundamento durante a próxima reunião mensal continuaremos o tema, em anexo os textos usados pelo expositor.

Da reunião.
Resgatado alguns pontos do planejamento de janeiro principalmente sobre os tópicos de comunicação e formação, os membros apontara para necessidade que a REJU-Norte tenha sim um caráter organizacional, porém que pessoas sem vinculo institucional também possam ser incorporadas a rede.
A tentativa de evitar burocratização as ações da rede, agregando sempre mais pessoas de diversos espaços e movimentos. Como proposta será realizada uma campanha de mobilização de mais pessoas para rede local “ traga + 1” é a chamada para os encontros.
Nosso planejamento estratégico está em anexo e até sexta-feira os membros devem retornar com alterações e proposta para que seja finalizado e enviado a facilitação da REJU nacional.
Como interlocutor da Rede com a coordenação nacional foi escolhido Gilson Dias educador da UNIPOP que contará com o apoio do Rev. Claudio Lisias da IPI que juntos ajudarão na mobilização e organização das juventude e organizações.
O próximo encontro será no dia 19 de março (sábado) as 15h na Igreja Anglicana da Santíssima trindade ( Conjuto Maguari/ Alameda 11 / passagem Liberdade n° 11, ponto de referencia é a feira do maguari ) e será organizado por Alex Barata da IEAB e Márcia Silva da UNIPOP

Estavam presentes
Aleciane Payne- IEAB
Alex Barata- IEAB
Ver. Claudio Lisias- IPI
Márcia Silva- UNIPOP
Lidia Santos- JPA- UNIPOP
Aline
Tony Vilhena- CAIC
Alisson Castro- IEAB
Marcelle Engelke- IEAB
Gilson Dias- UNIPOP

Saudações Caboclas
+ Gilson Dias- UNIPOP
Responsável pela memória
REJU norte