Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU (PASUNE) e FUMEC estabelecem projetos comuns

A PASUNE (Pastoral Universitária Ecumênica) aliada a REJU (Rede Ecumênica de Juventude), foi convidada pelo FUMEC (Fundação Universal de Estudantes Cristãos) para articular um espaço de estudantes cristãos (MEC) aqui no Brasil, espaço já organizado, com atuação em outros Países. Os primeiros contatos se estabeleceram no Mutirão Ecumênico, em agosto de 2011, em São Leopoldo.            

Os passos iniciais desta ousada iniciativa consistem, primeiramente, em estreitar  ações conjuntas para a RIO + 20, que ocorre no ano que vem (2012).            

Nesta aproximação, articularemos ações junto ao programa da ICCO que propõe ao Movimento de Estudantes Cristãos (MEC) trabalhar em parcerias com outras em um processo  que será acompanhado pela FUMEC. Os principais focos da proposta consistem na:

    Incidência Pública a nível Local/Nacional;
    Formação: trabalho em construções específicas dos estudantes e jovens para Rio+ 20;
    Leitura Popular da Bíblia, como análise da justiça sócio ambiental;

Cada núcleo no MEC, em conjunto com a FUMEC vai buscar alianças locais, em seu País.  Por exemplo, a nível regional ( de acordo com Marcelo  - FUMEC) já se possui um contato com o CREAS e com o CLAI.

A proposta ainda enfatiza que ocorram oficinas e conversas sobre a temática dos jovens Igrejas, organizações de base e estudantes, isto, organizado pelos MECs, com apoio de cada parceiro.

Os MECs terão uma autonomia, com acompanhamento e assessoria do FUMEC, assim como, um possível material e conteúdos sobre incidência, e leitura popular. Porém, respeitando as diversas análises de cada contexto, suas diversidades e problemáticas. Por isso, a necessidade de parceiros e suas contribuições sobre o assunto.

Em longo prazo, se pretende produzir um material final com os envolvidos. O alcance total do projeto é de 22 meses. Incluindo um encontro dos países na Rio +20 com dois delegados por país, com quatro representações do Brasil, mais os convidados.