Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-PB: Oficina sobre Sustentabilidade é realizada em Picui (PB)

13-11-2012

Murielle Magda, Maria Luiza, Romualdo Cortez, Emanoel Costa e Débora Arnaud

A REJU-PB realizou um encontro sobre Juventude e Justiça Socioambiental, algo previsto no planejamento semestral da rede. A atividade proposta foi uma oficina no município de Picuí – PB, no Centro de Apoio Psicossocial – CAPS. Diante da busca constante por sustentabilidade voltada para a reciclagem de qualquer material, principalmente de garrafas PET, foi desenvolvido um projeto com os alunos de Agroecologia do IFPB-Campus Picuí de construção de hortas orgânicas, com o objetivo de incentivar os pacientes tanto a produzir de forma orgânica quanto incentivar a reciclagem.

O CAPS é um espaço voltado para a recuperação de pacientes com deficiências e transtornos mentais, trabalhando-se com terapia ocupacional e o uso de medicamentos. Pensando nisso, a oficina buscou fornecer uma terapia ocupacional aos pacientes, uma alimentação mais saudável e um incentivo a sustentabilidade com a reciclagem das garrafas PET, deixando os usuários livres para usarem sua imaginação e se dedicarem a atividade da horta orgânica. A oficina teve como foco incentivar o raciocínio para um planeta mais justo. E com a ajuda de um projeto o qual foi implantado no CAPS, paralelamente ajudar os pacientes a cada vez mais se relacionar de forma agradável com os demais.

A sustentabilidade e a educação ambiental proporcionaram, portanto, um maior interesse dos usuários pela questão ambiental. Através da horta reciclável pode-se nota que além de umareciclagem, foi despertado um interesse maior em relação ao cuidado com a horta, que é regada a cada hora e uma interação maior entre os usuários do serviço CAPS.
 

REJU-PB: Oficina sobre Sustentabilidade é realizada em Picui (PB)