Murielle Magda e Iris Charlene
2013 é o ano das grandes mobilizações, tanto em âmbito municipal, estadual quanto nacional. Em julho, o foco de uma das mobilizações está na 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente – Politica Nacional de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo discutir, mobilizar, cobrar e fazer com que todo o Brasil possa ter conhecimento dos desafios e da política que está vinculada a nossa qualidade de vida. Assim o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), se tornou um dos parceiros na realização dessa 4ª Conferência Nacional (CNMA).
Os 10 Campi do Instituto Federal na Paraíba, incluindo o Centro de Referência em Pesca e Navegação Marítima de Cabedelo (PB), sediaram as conferências preparatórias para a reunião nacional. Nesta dinâmica - e como parte do “Curso Juventude, agroecologia e direito à cidade”, uma promoção da REJU-PB - foi realizada no dia 3 de julho, em Picuí, uma Conferência Livre. Dentre tantas atividades, a REJU, representada pela Facilitadora Iris Charlene, mediou o eixo de diálogo sobre a Educação Ambiental.
É importante destacar a relevância dada nesta Conferência à agroecologia, propondo uma alternativa de agriculttura amiliar socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.
Tanto o tema geral como os eixos da Conferência foram focos na Conferência para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (Rio+20) e se aproxima dos diálogos construídos na Cúpula dos Povos, atividades realizadas em junho de 2012, que tiveram a presença de estudantes de agroecologia do IFPB e da REJU, e sinalizam um processo de continuidade das ações e parcerias previstas.
A próxima atividade do “Curso Juventude, agroecologia e direito à cidade” acontecerá no dia 17 de julho também no Instituto Federal da Paraíba, Campus Picuí.