Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-PE: Movimento social e o estatuto da juventude: que onda é essa?

29-04-2013

Promovida pelo Movimento Educacionista de Jaboatão, a palestra "Juventude e Movimentos Sociais" ocorreu no dia 21 de abril, apresentada por integrantes da REJU/PE e contou com a presença de militantes de diversos movimentos populares da cidade: ambientalista, feminista, ruralista, e líderes de entidades comunitárias.

Com o objetivo de discutir a formação dos movimentos sociais e o papel da juventude nas atuações políticas, considerando os atuais avanços na luta pelos direitos dos jovens, como o estatuto da juventude, o diálogo se desenvolveu dentro das bases planejadas.

Durante a conversa foi possível estabelecer diversas formas de interações entre os participantes, de modo que cada um contribuiu com ideias e questionamentos à temática abordada. Visto de forma positiva pelos jovens participantes, o estatuto foi a principal pauta da palestra. De acordo com eles, que em sua maioria ainda não tinham discutido tal assunto, é fundamental ter a declaração de direitos juvenis asseguradas por lei para que assim a juventude brasileira possa ter a garantia dos direitos e a efetivação de políticas públicas direcionadas aos jovens. 

Por fim, foi pactuada a realização de um novo encontro. Dessa vez, com o objetivo de ler e analisar, com auxílio jurídico, todo o texto aprovado no senado, e posteriormente levar a proposta do diálogo para os espaços da cidade (escolas, igrejas, comunidades, etc.) frequentados por jovens, com o objetivo de informar e discutir o assunto com a finalidade de mobilizar e articular os jovens na luta pelos direitos juvenis.

Felipe Bernardo 

REJU-PE: Movimento social e o estatuto da juventude: que onda é essa?