Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-RS participa do seminário "Diálogo sobre Diversidade Religiosa no RS"

18-03-2014
Na quarta-feira (12) ocorreu em Porto Alegre (RS)  o seminário "Diálogo sobre Diversidade Religiosa no RS", promovido pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Comitê Estadual de Diversidade Religiosa. 

Durante a tarde, o painel "Laicidade do Estado", abordado pelo Juiz de Direito e antropólogo social, Roberto Arriada Lorea, resgatou a relação histórica do Estado com as Instituições religiosas, apontando desafios que ainda persistem para a promoção de um Estado Laico. 

Na sequência, a discussão proposta foi o painel "Ensino Religioso nas Escolas", oportunidade em que o professor de História da UFRGS, Francisco Marshall, alertou sobre os equívocos da disciplina no currículo das Escolas que possuem um grande viés dogmático ou mesmo limitador da diversidade. Considerou que as religiões devam ser abordadas a partir de um olhar antropológico e histórico. 

Na noite, contou-se com a abordagem do teólogo e filósofo, Leonardo Boff, que expôs o potencial do diálogo entre as religiões, sejam como forças destrutivas (conflitos e guerras), quanto às promotoras da paz. 

Quando questionado a cerca da juventude, Boff mencionou que, infelizmente, o jovem é vítima de um meio consumista, midiático e destrutivo. Permanece a provocação de romper com tais propostas pautando alternativas que promovam a dignidade. 

Contou-se com a presença de parceiros da caminhada Ecumênica, como André Kosloski (Reju Sul, PPL – IECLB), Rodolfo Fuchs (Pres. Juventude Luterana IECLB), Henrique Arnold (IECLB), Mateus Lesina (SJDH/RS), e Edoarda S. Scherer (Facilitadora REJU Sul).

diálogo Diversidade Religiosa