Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-SP: Carta de repúdio à manipulação religiosa nas eleições

17-09-2012

A Rede Ecumênica de Juventude (REJU), que já manifestou em sua “Carta aberta sobre as eleições municipais” qual será sua postura diante do pleito eleitoral, reitera o caráter não partidário da organização, o que implica em não apoiar quaisquer candidat@s ou partidos políticos. Portanto, assim como damos apoio e nos juntamos à Rede Fale em sua “Campanha contra o voto de Cajado”, entendemos ser pertinente explicitar nossa veemente rejeição a qualquer tipo de manipulação eleitoreira por parte de líderes religiosos para que est@ ou aquel@ candidat@ sejam eleit@s em detrimento de uma cultura eleitoral democrática e participativa.

Lamentavelmente, o coronelismo político anteriormente protagonizado por figuras “poderosas” em determinadas localidades do país parece ter “evoluído” para outras formas de subjugação e manipulação de pessoas e grupos. Tais práticas, hoje com outra roupagem, têm sido bastante comuns também nos meios religiosos, algo que pode ser notado nas eleições da cidade de São Paulo, com os “apoios fechados” entre candidat@s e determinad@s lideranças evangélicas/católicas.

Para tanto, por entendermos que o papel das comunidades de fé (de qualquer tradição) concernente às eleições, deve ser o de fomentar a reflexão, fortalecer a consciência política e cidadã de seus membros e, por fim, instruí-l@s a fim de exercerem de forma plena e livre seus direitos político-sociais, não submetendo sua autonomia a quem quer que seja; declaramos que, além de lamentar a ocorrência de tais fatos, repudiamos profundamente tais práticas, venham elas de onde vier.

De igual forma, instigamos a tod@s @s jovens (e à comunidade de modo geral) a pronunciarem-se diante de qualquer tipo de manipulação eleitoreira, e, além disso, a posicionar-se pessoalmente contra tais métodos que impedem a ética da liberdade e a dignidade intrínseca a todo ser humano. Apoiamos o fomento à criação de espaços de diálogo abertos e ao debate político. Incitamos a livre expressão das ideias e argumentos, e o exercício democrático deliberativo no qual a participação de tod@s seja cada vez maior.

Rede Ecumênica da Juventude - São Paulo

REJU-SP: Carta de repúdio à manipulação religiosa nas eleições