Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

​REJU-SP: Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é celebrado em São Bernardo do Campo

31-01-2013

A prefeitura municipal de São Bernardo do Campo convidou lideranças religiosas e toda a população para uma atividade de reflexão para marcar o dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei 11.635 de 2007.

Para lembrar e marcar essa data, em São Bernardo, foi organizada uma roda de conversa, com a seguinte temática: “Enfrentamento à Intolerância Religiosa: um convite à reflexão” que aconteceu no dia 30 de janeiro de 2013 às 18h30, no Mezanino do Centro de Referência do Idoso (CRI). A palestra inicial foi realizada por Daniel Souza, facilitador nacional da Rede Ecumênica da Juventude (REJU) e membro do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE). Outr@s participantes da REJU-SP estiveram presentes: Leonara Almeida, Isaac Palma, Thaiana Assis e Cristiano Santos.

A roda de diálogo foi um espaço importante para o encontro e para a convivência entre as distintas religiões. Além disto, com os comentários e conversas estabelecidas, o evento terminou com o reconhecimento de se construir no âmbito municipal um fórum interreligioso que trabalhe as temáticas de laicidade do estado e articule distintas vivências religiosas para a construção do bem comum e para a efetivação de direitos.

Vale ressaltar que o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é lembrado em 21 de janeiro, em homenagem à Gildásia dos Santos (Mãe Gilda). A sacerdotisa do candomblé, que tinha 64 anos e teve uma crise de hipertensão, falecendo no dia 21 de janeiro de 2000 após ver a sua imagem exposta em um jornal de uma denominação religiosa com a seguinte manchete “Charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”.  

photo

reju Intolerância Religiosa reflexão