Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-SP participa de seminário nacional do CEBI sobre Leitura Feminista da Bíblia

17-09-2013

Assessoras e assessores do CEBI encontram-se entre os dias 13 a 15 de Setembro, em Guarulhos/SP, para compartilhar a caminhada da Leitura Feminista da Bíblia e da Vida. São pessoas vindas de vários estados do Brasil: ao todo 43, sendo 37 mulheres e 6 homens. A REJU-SP foi representada por Raquel Catalani e Thaiana Assis. No entanto, a representatividade de pessoas jovens e de pessoas não católicas ainda é pequena.

O grupo se debruça sobre os textos de Lucas 1-2 para, em conjunto, explorar caminhos já feitos e novas possibilidades exegético-hermenêuticas que estimulem nossas ações em favor da vida e contra a violência, especialmente a violência de gênero.

Textos preparatórios foram enviados às pessoas participantes, a partir dos quais cada uma elaborou sua reflexão, a ser partilhada e aprofundada no encontro, que é realizado na modalidade de seminário. O processo resultará na publicação de um subsídio para grupos e comunidades. O CEBI espera colaborar para que esse tipo de leitura seja mais presente nos estados. Através da Leitura Feminista da Bíblia, é possível ajudar a transformar o mundo para que a vida cresça e floresça. 

O grupo iniciou acolhendo todas as chegantes com retalhos coloridos onde nomes e sonhos foram compartilhados porque andamos "devagar porque já tive pressa e levo este sorriso, porque já chorei de mais, hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe, eu só levo a certeza de que muito pouco sei, eu nada sei". A colcha de retalhos vai se completando no seguimento do Reino.

REJU-SP participa de seminário nacional do CEBI sobre Leitura Feminista da Bíblia