Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-SP realiza curso sobre gênero e religião, com a teóloga Ivone Gebara

10-07-2013

A REJU-SP realizará, no dia 3 de agosto deste ano, o curso “Diálogo sobre Gênero e Religião, com Ivone Gebara”. Essa ação integra um dos eixos fundamentais da rede para o biênio 2013-2014 e tem o apoio da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI) e KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço. 

O objetivo do curso é empoderar e articular juventudes para que atuem na garantia de direitos e na busca pelo estabelecimento de novas relações de gênero, marcadas pela equidade. O curso deseja favorecer a superação de relações de dominação, a desconstrução de imaginários religiosos permeados por machismo/sexismo e a construção de um espaço de diálogo, informação e denúncia da violência contra a mulher e a mercantilização de suas vidas e corpos. Além disso, o curso procura ser um espaço de encontro para a partilha de experiências, narrativas e celebração da vida. 

Serviço:

Dia: 3 de agosto (sábado)

Horário: 9h às 16h

Local: Igreja Martin Luther

Endereço: Av. Rio Branco, 34. Centro. São Paulo (SP)

Outras informações: comunicacaorejusp@gmail.com

Valor: R$ 10,00 (com almoço incluso)

Vagas limitadas.

Gebara-foto

Quem é Ivone Gebara?

Nascida em 1944, é doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo e doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovânia (Bélgica). Pertence à Congregação das Irmãs de Nossa Senhora - Cônegas de Santo Agostinho e vive há décadas no Nordeste, numa vida de “inserção” no meio popular, atualmente em Camaragibe (PE). Lecionou durante 17 anos no Instituto de Teologia do Recife, até sua dissolução decretada pelo Vaticano em 1999. Desde então dedica seu tempo principalmente a escritos, cursos e palestras sobre hermenêuticas feministas, novas referências éticas e antropológicas e os fundamentos filosóficos e teológicos do discurso religioso.

REJU-SP realiza curso sobre gênero e religião com a teóloga Ivone Gebara