Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-SP: realizado encontro sobre sexualidade

No dia 13 de agosto de 2011, a Rede Ecumênica da Juventude em São Paulo (REJU-SP), se reuniu para celebrar, partilhar e refletir sobre o tema Juventude, sexualidade e prevenção. A casa que nos acolheu: a Catedral Metodista de São Paulo. As parcerias: Conselho Latino-americano de Igrejas (CLAI) e KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço. As(os) participantes: cerca de 30 jovens de distintas confissões de fé e movimentos sociais.

No início de nosso encontro, tivemos: acolhida, apresentação das(os) participantes, uma boa conversa ao redor da mesa e uma mística. Um sinal de nossa espiritualidade e fé. Logo após, conversamos sobre a juventude e a sexualidade e a prevenção de DST-HIV/Aids, facilitadas(os) por Ester Lisboa, assessora do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA e coordenadora da Pastoral de Mulher e Justiça de Gênero do CLAI. A “prosa” foi repleta de perguntas, histórias, “causos” e muito aprendizado.

Na segunda parte do encontro, aconteceu o planejamento da REJU-SP, em que a juventude – reunida em comissões de trabalho - apresentou os relatos de suas atividades e apontou desafios concretos para o próximo período de atuação: agosto-outubro. Destes desafios, temos como prioridade: 1) Realização de um projeto para a atuação da REJU em relação às Políticas Públicas da Juventude em São Paulo; 2) Estabelecer o maior intercâmbio de experiências e informes entre as comissões e outras REJU’s regionais; 3) Realização do encontro de planejamento das ações de nossa rede; 4) Realização do 5º Encontro da REJU-SP no dia 8 de outubro, com o tema das mobilizações juvenis no mundo (Ex. Chile, Inglaterra, Brasil, Mundo Árabe); 5) Divulgação do livro “O Espírito Sopra onde quer...”.

Na plenária final, o atual facilitador nacional (FN), Daniel Evangelista informou aos jovens da REJU SPf, a escolha pelo FE Brasil – entre as(os) facilitadoras(es) da REJU e a coordenação do Fórum Ecumênico do Brasil (FE Brasil) – de Daniel Souza, facilitador da REJU-SP, para ser o novo facilitador nacional da REJU. Neste sentido, a rede regional começou a dialogar sobre a escolha de um(a) novo(a) facilitador(a) para São Paulo, que será apresentada(o) em outubro. Como encerramento, celebramos e partilhamos em refeição!

sexualidade reju-sp