Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-Sul: iniciam-se reflexões e debates sobre Juventude e Equidade de Gênero

18-06-2013

Como eixo de atuação, assumido pela REJU no biênio 2013- 2014 estão sendo realizadas, Rodas de Diálogos com temáticas específicas, em todo o país, abordando temas pertinentes às questões assumidas como compromissos da Rede, tais como: Juventude e Equidade de Gênero; Superação da Intolerância;  Enfrentamento à Violência contra a Juventude Negra; Juventude e Justiça Socioambiental.

No Rio Grande do Sul, contemplando o projeto da FLD, às juventudes iniciaram o debate relativo à questão de Juventude e Equidade de Gênero, na primeira Roda de Diálogo realizado no dia 13 de junho de 2013, sala 512, das Faculdades EST, em São Leopoldo.

O momento contou com a participação de jovens do Grupo de Pesquisa de Juventude e integrante do Núcleo de Pesquisa de Gênero da EST. A conversa da tarde foi motivada pelos professores Júlio Adan e André Musskopf. Junto aos jovens presenciou-se um debate apurado sobre as interfaces de gênero, juventude e teologia.

Questões relativas aos desafios quanto juventude de distintos contextos sociais foram colocados em pauta diante da conversa. Esclarecimentos sobre a compreensão do que leva a discussão do gênero foi abordada, considerando a importância do debate em distintas esferas, sejam tradicionais ou contemporâneas.

O próximo debate ocorre no segundo semestre de 2013, nas Faculdades EST, São Leopoldo, contando com a participação dos participantes dos dois núcleos de estudo e pesquisa, com o intuito de aproximar e aprofundar as reflexões, pois a temática de gênero e juventude completa-se e torna-se efetiva quanto analisada e assumida com seriedade, contextualizado-a as diferentes realidades.


Edoarda Scherer

REJU-Sul: iniciam-se reflexões e debates sobre Juventude e Equidade de Gênero