Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

REJU-SUL: Rede participa do Encontro Estadual de Ecumenismo do Rio Grande do Sul

29-10-2012

A REJU-Sul participou, durante os dias 28, 29, 30 de setembro de 2012, do Encontro Estadual de Ecumenismo, no Centro Mariápolis em São Leopoldo, RS. Uma promoção da CNBB Sul III e do CONIC- RS.

Principais agentes ecumênicos do Estado participaram de painéis motivados por Clemildo Anacleto da Silva (Centro Universitário Metodista – IPA) e José Ivo Follmann (UNISINOS), onde discutiram sobre a temática das Intolerâncias e como estas passam nos contextos religiosos relacionados aos aspectos culturais, históricos e políticos. 

Complementando os debates, os participantes sistematizaram posições diante de sua realidade nas oficinas que se referiram as temáticas: Mulheres (ministrada por Nívez I. Núñez – CECA), Homoafetividade (por Dr. André Musskopf, Assessoria de Políticas Públicas), Religiosidade e Cultura (por Marga J. Ströher – da Coordenação da Política de Diversidade Religiosa - Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), Ensino Religioso (por CONER), Juventudes (por Pe. Edison A. C. Thomassin – Trilha Cidadã), Raça e Etnia (por Selenir Kroubauer- EST). Coletivamente, foram propostos desafios e demandas diante da prática ecumênica no contexto estadual. 

Em acréscimo as pautas trabalhadas, Marga Janete Ströher tratou de expor a variadas formas de intolerâncias religiosas, que ocorrem no País e quais as iniciativas existentes junto ao Governo Federal tem sido aplicadas para mudar este cenário. 

Diante do contexto nacional e regional se reconhece que os desafios para a superação das intolerâncias tornam-se um compromisso diário assumido coletivamente por diferentes pessoas, que possuem a capacidade de transformar distintos contextos. Conforme enfatiza, Bruna Müller, 16 anos, representante da Juventude Anglicana, formações e encontros como estes são “muito interessantes, pois ajudam a tratar das diferenças e aceitá-las”.