Oficinas: As oficinas, dentro da proposta metodológica do Curso do Rio representam um espaço de aprendizado, onde a partilha do saber é concretizada. São instrumentos que ajudam a traduzir, em novas linguagens, os conteúdos apreendidos e vividos no curso. Têm como base os princípios da Educação Popular e visam encontrar formas descontraídas e dinâmicas que ajudam nos trabalhos das comunidades e ou movimentos. As oficinas não visam formar técnicos, mas oferecer uma base importante para se iniciar um trabalho. Cada participante fará uma oficina. Na inscrição assinale duas opções (para o caso de alguma já estar preenchida.
01. Agroecologia e agricultura urbana: - Esta oficina estimula o aproveitamento de pequenos espaços para o cultivo de alimentos, plantas medicinais e criações de animais, sob um enfoque agroecológico. Trabalha a partir das experiências e dos conhecimentos das pessoas e comunidades, facilitando o acesso aos conhecimentos técnicos
Oficineiro: MARCIO MATTOS DE MENDONÇA - AS-PTA (ONG especializada na áreas]
02. Atenção à Pessoa Idosa (+Saúde alternativa): - A oficina pretende... (em construção)
Oficineiras: Theresina Felippi e Lúcia Ribeiro
03. Espiritualidade do corpo: Como escutar o corpo - Escutar nosso corpo, do ponto de vista físico e espiritual; conhecer o próprio corpo observando como cada parte acolhe o Sopro da Vida; Viver a espiritualidade no corpo e a partir do corpo; Experimentar o Divino que vincula, unifica e restaura a inteireza vital; Acordar os sentimentos para elaborar, cuidar e amar a vida.
Oficineira: Irmã Malathi
04. Dança e Bem-Viver: - (em construção)
Oficineira: Adriana Alves de Souza
05. Juventude e participação sócio-política: - A oficina trabalha. (em construção)
06. Teatro Popular: - A oficina se propõe trabalhar sobre. (em construção)
Oficineiro: JOSÉ AUGUSTO LIMEIRA DA SILVA
07. Vídeo Popular com celular e máquina fotográfica: - Esta oficina se. (em construção)
Oficineiro: Luiz Alberto
(Na ficha de inscrição assinale duas opções de oficina, bastando indicar o número)
Destinatários: O Curso se destina, principalmente, a pessoas que atuam em Comunidades, pastorais sociais, projetos comunitários e movimentos sociais.
Se houver um número maior de inscrições haverá um processo de seleção.
Não haverá inscrição depois do prazo: 19 de julho!
Despesas:
Contribuição Solidária: R$ 45,00(Para gastos de secretaria, material, lanches).
Outras despesaspor conta dos participantes: almoço (haverá opção local a preço popular) e transporte local durante o curso.
Neste mutirão de formação o envolvimento das comunidades no custeio é muito importante.
Bolsas: Pedidos por escrito (e-mail) pela comunidade ou organização social, dentro do prazo de inscrição: 15 de julho.
Hospedagem: - Os participantes que moram na cidade do Rio retornarão para suas casas ao final de cada dia do curso. Para aqueles que vêm de longe será providenciada hospedagem junto a comunidades, escolas, creches etc. Hospedagem em casa de parentes e amigos é a melhor opção.
Como chegar: - Da Estação de trem São Cristóvão são aproximadamente 1.500 metros. De metrô, fica perto da Estação Afonso Pena.
Se houver muitas inscrições haverá um processo de seleção.
Informações: Iser Assessoria - Telefax.: (21) 2524.9761 - Telefone: (21) 2262.8162
email para cursodorio@iserassessoria.org.br