Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Uma ameaça à segurança alimentar e ao planeta

7-01-2015
Você sabe o que são alimentos transgênicos? São alimentos com alguma modificação no DNA, feitas em laboratório, para aumentar a produtividade agrícola e a resistência a pragas. Até esse ponto parece algo bom, mas não é.

Os transgênicos causam vários problemas de saúde, ambientais, econômicos e sociais.

Vários cientistas ao redor do mundo reconhecem a relação entre o consumo de alimentos transgênicos e o aumento nos casos de câncer, como a Dra. Vandana Shiva, referência no assunto.

Além disso, os transgênicos transformam os agricultores em verdadeiros servos das grandes empresas multinacionais. As sementes transgênicas germinam uma única vez, impedindo que os agricultores armazenem-nas para cultivá-las novamente, como faziam no passado, obrigando-os a comprá-las novamente, junto com vários agrotóxicos para garantir a produção. Como se não bastasse, estes agrotóxicos poluem a terra, o ar, as águas, o organismo dos agricultores e consumidores, além de promoverem a monocultura, que esgota o solo, diminui a biodiversidade e promove o desmatamento, o que por sua vez altera o ciclo de chuvas e promove a escassez de água.

Também é bastante importante lembrar que, embora seja dito pelas grande empresas que os transgênicos ajudam a acabar com a fome no mundo, não é isso que acontece na realidade, já que sua tecnologia é cara e repassada ao consumidor. Os pequenos agricultores também são prejudicados, promove-se o latifúndio, e a maior parte dos grãos produzidos vai para o consumo de animais que virarão carne, um produto bastante caro.

Mas se os transgênicos são tão prejudiciais, o que podemos fazer para identificá-los? Os rótulos destes produtos possuem um “T” preto dentro de um triângulo amarelo. Sempre que você ver este símbolo, não compre o produto, procure outro.

Também é muito importante acabar com a ideia de que os produtos orgânicos são mais caros e destinados à elite. Uma pesquisa apresentada no documentário “O Veneno Está na Mesa II” prova justamente o contrário.

Procure frequentar a feira da sua cidade, e converse com os agricultores sobre o assunto. Você estará ajudando na popularização dos alimentos orgânicos, na independência financeira dos agricultores, ao planeta e sua saúde.

Saiba mais sobre o que você está comendo, informe-se, questione e ajude a mudar esta realidade.

Texto: Leonardo Brockmann

Saiba mais sobre o assunto:
Carta de cientistas contra o uso de transgênicos: http://jornalggn.com.br/noticia/cientistas-divulga...

Documentário “O Veneno Está na Mesa II”:

alimentos transgênicos