Pela Promoção dos Direitos das Juventudes

Rede Ecumênica da Juventude (REJU)

Notícias

Você conhece a Campanha Primavera para a Vida?

A Campanha Primavera para a Vida – CPPV deste ano, que terá início no dia 23 de setembro de 2012 e se estenderá por todo o período da primavera, terá como tema: “Justiça ambiental na perspectiva de direitos”. Esse é um momento onde poderemos refletir um pouco mais sobre como tem sido nossa atuação enquanto igrejas e enquanto CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), diante dos atuais desafios pela sustentabilidade de nossa casa comum, o planeta terra, criação divina sob nossa responsabilidade.

Você poderá apoiar a Campanha desse ano de várias formas:

1.  Ajudando-nos a ampliar a visibilidade da CESE, promovendo-a nos veículos de informações de sua igreja, sejam revistas impressas, boletins, blogs, site, etc;

2. Visitando, curtindo e interagindo em nossa página da CPPV no facebook.

3.  Contribuindo com e-mails de lideranças eclesiásticas, instituições e pessoas que compartilhem de idéias ecumênicas e que desejem receber informações sobre nossas ações nesta área;

4.  Celebrando a campanha, aderindo às ações propostas e utilizando os materiais que serão disponibilizados em nossos canais de comunicação online.

Assim, agradecemos desde já sua atenção desejando que possamos juntos fazer da Campanha Primavera Para a Vida 2012 uma oportunidade de reflexão e ação para transformações necessárias à construção de um novo Brasil possível.

 Histórico da Campanha Primavera para a Vida

A Campanha Primavera Para a Vida foi criada pela CESE em 2001, com o objetivo de sensibilizar diversos públicos, em especial as igrejas, para reflexão temática relacionada com direitos e justiça e mobilizar recursos para o trabalho da instituição.

Naquele ano, a CESE fez repercutir, no Brasil, a Campanha “Você faz diferença”, (pelo Comércio Justo), promovida na Grã Bretanha pela agência ecumênica Christian AID. Naquela ocasião foram realizados diversos eventos em Salvador, com significativa participação das igrejas, movimentos e público em geral, amplamente divulgados pela imprensa local. A experiência foi um aprendizado que motivou a CESE a iniciar sua própria campanha sob a denominação Primavera Para a Vida.

A primeira edição desta nova iniciativa foi exitosa, iniciando, embora timidamente, um processo de arrecadação de recursos nacionais e abrindo novos espaços públicos para a atuação da CESE, propiciando novas parcerias e fortalecendo a visibilidade da instituição junto às igrejas e aos mais diversos públicos.

Ainda em 2001, inspirada na Campanha em curso, a Câmara Municipal de Salvador homenageou a história e a atuação da CESE no apoio às camadas mais desfavorecidas da população brasileira, fortalecendo a promoção ecumênica da vida.

Christian Aid disponibilizou recursos financeiros e materiais e ajudou a equipe na idealização e realização das primeiras edições da Campanha.

Em sua primeira edição, a Campanha trabalhou o tema “Vamos juntos semear justiça”. Na edição de 2002 refletiu sobre a necessidade de “Semear Solidariedade e Paz”. Em 2003, voltou-se para uma das carências que mais aflige o país, e clamou por “Pão e Paz”. Em 2004, buscou animar a juventude brasileira a se engajar na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, com o tema “Juventude e Paz”.  E em 2005, exortou a sociedade a sonhar com uma “Cidade de Paz”. Em 2006 seguiu com o tema de 2005, mas com um apelo distinto: “Mulheres e Homens construindo cidades de paz”.

No ano de 2007 adotou o tema: “Direitos e Justiça para a Paz”. Em 2008 a mesma temática foi relacionada com a de outra campanha iniciada pela CESE: “Uma ação para Crianças”. No ano de 2009 a campanha refletiu sobre “Direitos e Justiça” e em 2010, com um lançamento nacional realizado em São Paulo, na paróquia anglicana da Trindade, foi abordado o desafio das mudanças climáticas a partir do eixo “Justiça Ambiental”.

A REJU apoia e participa da campanha desde este último ano, divulgando, refletindo sobre a temática e trazendo mais perceir@s para a causa.

Texto adaptado.

Fonte: http://www.cese.org.br/site/campanha/primavera-para-a-vida/

Campanha Primavera para a Vida